Longe da televisão há seis anos, José Mayer vive com a família em um sítio na região serrana do Rio de Janeiro. Nos últimos tempos, o ator vem lutando contra uma doença autoimune que tem causado sucessivas hospitalizações.

José Mayer
Reprodução / Instagram

Em fevereiro, Zé Mayer foi internado com um sangramento interno em um dos pulmões. Ele passou por cuidados especiais no CTI (Centro de Terapia Intensiva), durante 10 dias.

Duas semanas após voltar ao hospital para fazer o último procedimento, o artista foi internado outra vez. Ele está na Casa de Saúde São José desde a última sexta-feira (17), devido à piora no quadro.

[anuncio_1]

Qual é a doença de José Mayer?

A Lei do Amor - José Mayer e Reynaldo Gianecchini
Reprodução / Instagram

José Mayer tem uma doença autoimune chamada Granulomatose de Wegener, caracterizada pela inflamação dos vasos sanguíneos. Nela, o próprio sistema imunológico ataca as células saudáveis do organismo, causando sangramentos.

A doença atinge principalmente os rins, os pulmões e as vias respiratórias, reduzindo o fluxo de sangue para os órgãos, o que resulta nas inflamações e nas mudanças dos tecidos.

Os sintomas podem surgir de forma repentina ou gradual. Em várias ocasiões, o acometimento parte das vias respiratórias superiores, como nariz e garganta. Mayer, por exemplo, sentiu uma indisposição respiratória e já correu para o hospital.

Casos raros

A Lei do Amor - José Mayer
Reprodução / Globo

No Brasil, a Granulomatose de Wegener é considerada rara, atingindo menos de 150 mil pessoas por ano, especialmente homens e mulheres com mais de 40 anos – embora diagnosticada também em idosos e crianças, como José Mayer, de 73.

A enfermidade pode se tornar grave em decorrência da falta de tratamento, apresentando uma taxa de mortalidade significativamente alta. Ela também pode avançar para lesões renais, tornando o portador dependente de hemodiálise.

Segundo matéria do jornal O Globo, o tratamento da doença é feito à base de medicamentos imunossupressores fortes ou corticoides que atuam para suprimir a inflamação.

Cerca de 75% dos pacientes conseguem atingir uma melhora significativa da Granulomatose de Wegener.

Afastamento

Meu Bem, Meu Mal - José Mayer e Silvia Pfeifer
Divulgação / Globo

Estrela de novelas como Meu Bem, Meu Mal (1990, foto com Silvia Pfeifer), História de Amor (1995) e Laços de Família (2000), José Mayer foi demitido da Globo após ser acusado de assédio sexual pela figurinista Susllem Tonani, nos bastidores da novela A Lei do Amor (2016). Na época, o episódio repercutiu bastante, desencadeando uma grande campanha contra o assédio. Tempos depois, Zé Mayer admitiu o erro e se retirou da cena artística.

Após a última internação, o ator fez questão de tranquilizar os fãs. Ele se manifestou através do programa A Tarde é Sua, apresentado por Sonia Abrão na RedeTV!.

“O que eu tive [agora] foi uma recidiva da doença autoimune que surgiu em mim por ocasião daqueles nefastos acontecimentos de 2017. Acabei optando pelo silêncio e pelo abandono de minha profissão de ator”, explicou.

“Virei um alvo um tanto óbvio, mas concordo que a reconstrução de novos valores da masculinidade é, sim, uma necessidade dos novos tempos”, completou.

Compartilhar.