“Pior novela da Globo” foi o maior erro da carreira de Antonio Fagundes

Whatsapp

Em 17 de julho de 2010, a Globo respirava aliviada. Nesta data, terminava Tempos Modernos, de Bosco Brasil. A trama derrubou o Ibope da emissora e foi massacrada pela crítica.

Bom Sucesso

Inspirada em Rei Lear, de Shakespeare, a novela, que estreava há 11 anos, em 11 de janeiro de 2010, mostrava a história de Leal Cordeiro (Antônio Fagundes), milionário de origem simples que construiu o Titã, gigantesco e moderno edifício no centro de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maior erro da carreira do consagrado ator, a trama não empolgou o público. Durante a trajetória da produção, foi noticiado que Fagundes pediu para deixar o elenco, o que foi prontamente negado pela assessoria da Globo.

Antonio Fagundes

Além dele, também estavam na trama Eliane Giardini, Marcos Caruso, Fernanda Vasconcellos, Thiago Rodrigues, Grazi Massafera, Guilherme Weber, Malu Galli e Regiane Alves, entre outros.

A história ainda contava com a participação do computador-robô Frank, inspirado no Hal 9000 de 2001, Uma Odisseia no Espaço, filme de 1968, e tinha como um dos cenários a Galeria do Rock, tradicional reduto de roqueiros da capital paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desastre

Foi um desastre: o público não se interessou pela trama e artistas como Grazi Massafera foram muito criticados por suas atuações. A própria atriz chegou a declarar que essa foi a “pior novela da Globo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Tarefa difícil acompanhar um capítulo inteiro de Tempos Modernos. A novela das sete de Bosco Brasil, que estreou na segunda na Globo, não consegue entrar nem naquela categoria espúria que abriga as coisas que, de tão ruins, chegam a ser boas. Ou pelo menos divertidas”, escreveu Guilherme Werneck em crítica para a Folha de S.Paulo de 17 de janeiro de 2010.

Para reverter os baixos índices de audiência, foram feitas diversas mudanças: Deodora se tornou mais humana e se apaixonou, Albano morreu, o computador Frank, que só servia para fazer fofoca, foi desligado, e o melodrama tomou conta da telinha. Mas nada adiantou.

“Pior novela da Globo”

“Contudo, as mudanças surtiram pouco resultado e Tempos Modernos terminou com um dos menores índices de audiência para o horário até então (média de 24 pontos no Ibope da Grande São Paulo), massacrada pela crítica e opinião pública, sendo lembrada até hoje como um problemão para a Globo”, resumiu nosso colunista Nilson Xavier em seu site Teledramaturgia.

Dessa forma, não havia mais o que ser feito: a Globo resignou-se e tocou a novela até o final. Tempos Modernos foi substituída por Ti Ti Ti, que levantou a audiência da faixa.

Eu fiz uma novela com ele [Fagundes] que foi um fracasso, né? Tempos Modernos. Foi a pior novela da Globo, e eu fiz. Foi com ele, isso dá um acolhimento no meu coração. A gente se reencontrou [em Bom Sucesso] e falou: ‘Agora a gente vai fazer uma novela, tomara [que dê certo]… Deus abençoe’. E abençoou, pra gente esquecer. Mas tudo são experiências…”, declarou Grazi Massafera ao site Notícias da TV.

Alguns anos depois, Antônio Fagundes e Grazi Massafera tiveram a chance de se redimir trabalhando juntos, atuando em Bom Sucesso, que fez muito sucesso em 2019.

Whatsapp


Leia também