André Santana

Nos Tempos do Imperador está concorrendo ao Emmy Internacional de melhor telenovela. Disputando com produções de Espanha, China e Coreia do Sul, a trama escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão tem boas chances de levar a estatueta, dado o histórico de novelas brasileiras agraciadas com o prêmio.

Selton Mello e Alexandre Nero

Mas, desta vez, esta possível vitória viria com um gosto um tanto amargo para a Globo, tanto que foi encarada como uma piada de mau gosto por muita gente.

Afinal, Nos Tempos do Imperador foi uma novela problemática. O folhetim, protagonizado por Dom Pedro II (Selton Mello), acabou marcado negativamente por conta de denúncias de racismo em seus bastidores. As atrizes Cinnara Leal, Danni Ornelas e Roberta Rodrigues denunciaram atitudes discriminatórias do diretor Vinicius Coimbra.

Racismo

Vinicius Coimbra

Por conta das denúncias, a Globo acabou afastando Vinicius Coimbra do trabalho. O diretor, que estava escalado para tocar os trabalhos de Mar do Sertão, acabou substituído por Allan Fiterman. Mais adiante, Coimbra acabou demitido da Globo.

A repercussão deste caso respingou em Nos Tempos do Imperador, que já havia tido momentos controversos, como a cena em que Samuel (Michel Gomes) insinua que Pilar (Gabriela Medvedovski) estava sendo vítima de “racismo reverso”. A cena pegou muito mal e Thereza Falcão veio a público pedir desculpas. A trama também foi criticada por reforçar estereótipos ultrapassados de personagens negros.

Erro

Nos Tempos do Imperador

Ou seja, caso Nos Tempos do Imperador ganhe um prêmio tão importante quanto o Emmy Internacional, toda esta triste história será revivida. Como a Globo vai comemorar uma premiação como esta?

Claro, não é o caso de desmerecer a novela. Apesar de ela não ter sido um sucesso, a trama teve suas qualidades, com bons personagens e excelentes atores. Há toda uma equipe por trás que não tem culpa destes episódios lamentáveis que aconteceram durante a produção. Há um grupo de artistas e técnicos ali que só merecem aplausos.

No entanto, será um constrangimento para a Globo caso a emissora ganhe este prêmio. Constrangimento que a emissora evitaria se não tivesse inscrito a novela para participar da premiação. O canal poderia passar sem essa.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor