Páginas da Vida é uma novela superlativa. A obra de Manoel Carlos, exibida originalmente em 2006, traz muitas tramas, um grande e estelar elenco, e muitos, mas muitos personagens. Por isso, é natural que alguns deles não tenham sido desenvolvidos adequadamente.

Helena Ranaldi

Dois deles ficam tão perdidos em meio ao enredo da trama que acabam formando um casal improvável. Silvio (Edson Celulari), que fica à deriva após o fim de seu casamento com Olívia (Ana Paula Arósio), se une à ex-cunhada Márcia (Helena Ranaldi), que nunca teve grande presença ao longo da novela.

No início, Silvio e Olívia são apresentados quase como protagonistas. O casamento do casal dá início à novela, e a lua-de-mel deles em Amsterdam faz com que eles conheçam Nanda (Fernanda Vasconcellos) e Léo (Thiago Rodrigues), de quem se tornam amigos.

Edson Celulari e Ana Paula Arósio em Páginas da Vida

Anos depois, esta amizade se torna parte fundamental do grande drama da novela. Olívia reencontra e se apaixona por Léo. E, ao lado dele, faz de tudo para descobrir o que aconteceu com Clara (Joana Mocarzel), filha de Nanda e Léo que foi entregue para a médica Helena (Regina Duarte) pela própria avó da criança, Marta (Lilia Cabral).

Escanteio

Tarcísio Meira e Sônia Braga em Páginas da Vida

Silvio e Olívia são apresentados como um casal cheio de diferenças. Por isso, aos poucos, a relação enfrenta um evidente desgaste. É esta falta de sintonia que leva o militar a se envolver com Tônia (Sonia Braga), enquanto Olívia passa a se relacionar com Léo.

Com a separação do casal, Silvio é jogado para escanteio. O relacionamento com Tônia pouco acrescenta à trajetória do personagem, já que a artista entra em cena para formar um par com Tide (Tarcísio Meira). Assim, o personagem de Edson Celulari passa capítulos sem ter muito o que fazer.

Perdida

Helena Ranaldi e Antonio Calloni em Páginas da Vida

Menos sorte tem Márcia. Nos primeiros capítulos de Páginas da Vida, a irmã de Olívia surge casada com Gustavo (Antonio Calloni), com quem tem uma filha. Mas, antes mesmo de a novela entrar na fase principal, Gustavo morre, já que o ator pediu para deixar a novela. Na época, especulou-se que o ator ficou insatisfeito com o fato de os textos da trama serem entregues em cima de hora, pouco antes das gravações.

Assim, qualquer história que estava prevista para acontecer com o casal ficou inviável. Com isso, Márcia passa grande parte dos capítulos de Páginas da Vida apenas lidando com conflitos típicos de uma mãe de adolescente, Nina (Manuela do Monte). Não há uma história para ela.

O mais interessante é que Márcia tem bastante tempo de tela. A personagem está sempre ao lado dos irmãos, servindo de orelha, sempre à vista. Mas não tem uma trama só para ela.

“Gravo todo dia, mas quase não tenho fala”, disse a atriz à Folha de S.Paulo, na época das gravações.

E é assim que Márcia e Silvio se encontram na reta final de Páginas da Vida. Sem grandes conflitos, os ex-cunhados se descobrem apaixonados e começam a namorar. O novo relacionamento até gera algum burburinho, já que Márcia está apaixonada pelo ex-marido da irmã, mas as coisas logo se resolvem.

Márcia e Sílvio, então, terminam Páginas da Vida juntos e felizes, como uma nova família.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor