André Santana

No ar há quase três meses, Cara e Coragem ainda não engrenou. A novela das sete da Globo, além de enfrentar problemas de audiência, também sofre com personagens que ainda não disseram a que vieram, mesmo após vários capítulos.

Cara e Coragem

O problema começa já com os protagonistas. Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) prometeram muito nos primeiros capítulos, mas não entregaram grande coisa até agora. A dupla explodiu em química e tensão sexual, mas o romance (ou a falta dele) não empolgou.

Afinal, a autora Claudia Souto criou uma armadilha ao fazer Pat ser casada com Alfredo (Carmo Dalla Vecchia), um homem boa-praça e completamente apaixonado pela esposa. Como torcer pelo fim deste casamento? Enquanto isso, Moa se envolveu com Andréia (Maria Eduarda de Carvalho), ficando ainda mais distante de Pat.

Só agora os dois começam a ensaiar uma aproximação de fato. Porém, já se passou tanto tempo que a tensão entre eles parece ter murchado. O casal principal da novela não causa frisson, o que é preocupante.

Vilão apagado

Cara e Coragem

Quem também muito prometeu mas pouco entregou foi Leonardo (Ícaro Silva). O mau-caráter, que é manipulado pelos vilões Regina (Mel Lisboa) e Danilo (Ricardo Pereira), aparece sempre no piloto automático, o que chega a ser um desperdício de talento do ator.

Cara e Coragem parecia finalmente fazer justiça à carreira de Ícaro Silva, um ótimo ator, mas que nunca teve um grande personagem numa novela. Mas Leonardo, ao menos até agora, não se mostrou efetivo neste sentido.

Sósia perdida

Cara e Coragem

Até mesmo Anita (Taís Araújo), que tinha tudo pra ser um dos destaques do folhetim, ainda aparece em banho-maria. A massoterapeuta surgiu mostrando ser um tipo popular que Taís Araújo sempre fez muito bem, mas os mistérios que rodeiam Anita faz com que suas melhores qualidades não sejam exploradas em cena.

Anita é descrita como uma mulher alto astral, mas não é isso que é mostrado na novela. Na verdade, a sósia de Clarice (Taís Araújo) aparece sempre tensa, preocupada e guardando os segredos da empresária.

Cara e Coragem

Aliás, Clarice foi um dos principais destaques do primeiro capítulo de Cara e Coragem. A empresária poderosa colocava Taís Araújo num novo lugar, já que se tratava de uma personagem diferente do que ela costuma fazer. Ou seja, Clarice também poderia ser um grande personagem da novela.

Mas a empresária desapareceu já no início da história, aparecendo somente em flashbacks. Com isso, seu potencial também não foi bem explorado no enredo até agora. Porém, Clarice está viva e deve retornar à trama em breve. Quem sabe, neste retorno, ela finalmente consiga dizer a que veio?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor