Os próximos capítulos de Terra e Paixão ficarão marcados pelo fim do romance entre Aline (Barbara Reis) e Caio (Cauã Reymond). Após cair num golpe armado por Irene (Gloria Pires), a mocinha da novela das nove da Globo ficará enfurecida e fará questão de se afastar da família La Selva, incluindo do amado.

Rafaela Cocal e Suyane Moreira em Terra e Paixão
Rafaela Cocal e Suyane Moreira em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

Mesmo ficando desolado com o término, Caio pode acabar se rendendo aos encantos de outra personagem, até então esquecida na trama de Walcyr Carrasco. Trata-se de Iraê (Suyane Moreira), que teve pouco destaque na novela até aqui.

Inclusive, ao se deixar levar pelos encantos da indígena, Caio pode engravidar a mãe de Yandara (Rafaela Cocal), o que acrescentaria um elemento interessante ao folhetim das nove.

[anuncio_1]

Núcleo indígena esquecido

Rafaela Cocal é Yandara em Terra e Paixão
Rafaela Cocal é Yandara em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

Ao situar Terra e Paixão no interior do Mato Grosso do Sul, o autor Walcyr Carrasco prometeu dar espaço aos povos originários que habitam a região. Para isso, criou um núcleo de personagens indígenas, ao mesmo tempo em que a Globo contratou o intelectual Daniel Munduruku (Jurecê) como consultor.

No entanto, os personagens indígenas acabaram deixados de lado ao longo da novela, o que causou estranheza. Mas, de uns tempos para cá, eles voltaram a aparecer, sinalizando que o autor finalmente se lembrou que Jurecê e sua família existem.

[anuncio_2]

Lembrados

Terra e Paixão - Cauã Reymond e Suyane Moreira
Suyane Moreira e Cauã Reymond como Iraê e Caio em Terra e Paixão (Manoella Mello / Globo)

Os personagens indígenas parecem que finalmente foram resgatados pelos autores Walcyr Carrasco e Thelma Guedes. Caio já esteve na casa de Jurecê e se lembrou que costumava brincar com Iraê quando eram crianças, indicando que a indígena nutre sentimentos por ele. Ou seja, a filha do pajé pode ser o novo amor do protagonista, agora que ele será abandonado por Aline.

Além disso, o pajé está tendo uma participação importante na volta de Agatha (Eliane Giardini). A primeira esposa de Antônio (Tony Ramos) procurou o curandeiro, que, por sua vez, passou mal diante dela. O pajé enxergou uma sombra na mulher, sinalizando que ela não é uma boa pessoa.

Por fim, Jurecê também acolheu Petra (Debora Ozório), abrindo os olhos da jovem sobre o processo de cura que ela precisa enfrentar para se livrar dos traumas do passado.

[anuncio_3]

Mudanças

Camilla Damião e Renata Gaspar em Terra e Paixão
Camilla Damião e Renata Gaspar em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

O sumiço dos personagens indígenas de Terra e Paixão tem a ver com as várias mudanças que os autores têm promovido na novela, na tentativa de elevar a audiência da produção.

Como a trama não correspondeu às expectativas da Globo nos primeiros capítulos, alguns conflitos foram adiantados, como a morte de Daniel (Johnny Massaro), e novas tramas foram incorporadas, como a volta de Agatha.

Com isso, muitas tramas paralelas foram praticamente jogadas para escanteio. Além de Jurecê e sua família, também sumiram da novela personagens como Mara (Renata Gaspar), Odilon (Jonathan Azevedo), Laurita (Bruna Aiiso), entre outros.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor