Terra e Paixão está se tornando uma nau sem rumo. São tantas as mudanças orquestradas pelos autores Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, que começam a aparecer histórias aleatórias e sem qualquer sentido. É o caso da “caça ao tesouro” que surgiu recentemente na novela das nove da Globo.

Rainer Cadete e Tatá Werneck em cena de Terra e Paixão
Rainer Cadete e Tatá Werneck em cena de Terra e Paixão (reprodução/Globo)

Nos últimos capítulos, começou uma verdadeira corrida pela busca de um tesouro de Cândida (Susana Vieira), que estaria escondido no bar, e que mobilizou personagens como Luigi (Rainer Cadete) e Anely (Tatá Werneck). No entanto, o desfecho dessa história será decepcionante, evidenciando que o plot foi criado apenas para encher linguiça.

Trata-se de mais uma prova de que Cândida não deveria ter morrido. Sem a personagem de Susana Vieira, o núcleo do bar ficou completamente perdido.

[anuncio_1]

Corrida do ouro

Marina Ruy Barbosa e Giovana Cordeiro
Marina Ruy Barbosa e Giovana Cordeiro em Fuzuê (Divulgação / Globo)

Tramas envolvendo a busca por um tesouro perdido fazem parte da história da teledramaturgia brasileira. Tanto que Fuzuê, atual novela das sete da Globo, gira em torno justamente de uma fortuna que estaria escondida nos subterrâneos de uma loja popular.

Enquanto Luna (Giovana Cordeiro), Preciosa (Marina Ruy Barbosa) e companhia começam a buscar o tal tesouro escondido na loja de Nero (Edson Celulari) às sete, em Terra e Paixão a corrida do ouro também começou. Anely (Tatá Werneck), Luigi (Rainer Cadete) e os funcionários do bar de Cândida estavam em busca de barras de ouro que eram da cafetina.

Do nada, surgiu a informação de que a falecida guardava uma fortuna em seu bar. Com isso, vários personagens entraram numa verdadeira disputa para encontrar o tal tesouro e tirar o pé da lama.

Leia também: Ex-Globo choca ao revelar depressão: “Minha vida era uma droga”

Ouro de tolo

Valéria Barcellos e Marcio Tadeu
Valéria Barcellos e Marcio Tadeu em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Porém, ninguém vai ficar rico em Terra e Paixão. Anely e Luigi acham o ouro, que estava no cofre de um banco, mas acabam se dando mal. Eles são presos por tentarem vender ouro falso.

Ao saberem do acontecido, os funcionários do bar, como Luana (Valéria Barcellos), até debocham da situação. Eles comentam que Cândida deve estar se divertindo no túmulo por ter pregado uma peça em todos eles com essa história de “ouro de tolo”.

Pode ser que haja uma explicação mais adiante (pouco provável), mas, até aqui, toda a saga do ouro de Terra e Paixão não faz o menor sentido. Afinal, se existisse mesmo um tesouro, Cândida o teria incluído em sua carta-testamento, não? No entanto, a idosa nunca falou sobre isso. Por outro lado, se o ouro é falso, por que diabos a cafetina o teria trancafiado num cofre de banco?

[anuncio_3]

Enrolação

Terra e Paixão - Susana Vieira
Susana Vieira como Cândida em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

A trama envolvendo o tesouro de Cândida foi tirada do éter em Terra e Paixão. Ficou claro que foi uma história inventada de última hora, justamente pelo fato de, enquanto viva, a personagem de Susana Vieira jamais ter mencionado uma fortuna escondida.

Deste modo, toda essa corrida em busca do ouro serviu apenas para preencher capítulos de Terra e Paixão. Está claro que o núcleo do bar ficou bastante perdido desde que Cândida faleceu e os autores ficam testando histórias para tentar fazer render o espaço.

Outra evidência de que o núcleo está perdido é o excesso de “herdeiros” de Cândida. Entrou Berenice (Thati Lopes) tomando posse sem mais nem menos e, depois, veio Nice (Alexandra Richter), na mesma toada. Quem será a próxima?

É fato que a audiência de Terra e Paixão está subindo. Por outro lado, a coerência da trama desce ladeira abaixo…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor