Zamenza

A novela das nove de Gloria Perez está em plena reta final, após longos meses transbordando problemas, tanto de desenvolvimento quanto de conflitos. E Travessia segue com todos os defeitos apontados ao longo de sua exibição. Uma pena que a história não tenha apresentado qualquer virada atrativa. No entanto, a autora acertou com a abordagem em cima da pedofilia na internet.

Travessia - Giovanna Antonelli
Paulo Belote / Globo

O drama envolvendo Karina (Danielle Olímpia), descoberto por Helô (Giovanna Antonelli, foto acima) na última semana, foi inserido com mais da metade da trama no ar. A personagem nunca teve relevância e aparecia poucas vezes, sempre para servir como uma espécie de “orelha” para os desabafos de Brisa (Lucy Alves).

Era, porém, um conflito que já estava planejado. A única mudança foi na duração do enredo, que seria bem breve. O impacto da imagem do pedófilo, vivido brilhantemente por Claudio Tovar, fez com que a participação do ator fosse ampliada, o que consequentemente implicou na ampliação do conflito.

[anuncio_1]

Perigo na internet

Travessia - Danielle Olímpia e Lucy Alves
João Miguel Júnior / Globo

O grande destaque da perturbadora situação vivida por Karina foi benéfico para o folhetim. Travessia ganhou uma tensão que nunca teve nos demais núcleos, nem mesmo em cima da vilania de Ari (Chay Suede) e Moretti (Rodrigo Lombardi). Isso porque Gloria foi muito hábil na construção do pesadelo vivido pela filha de Joel (Nando Cunha).

A menina passou a conversar pela internet com uma influenciadora que sempre admirou, Bruna Schuller, vivida por Giullia Buscacio. Por causa da nova “amizade”, Karina achou que seu sonho de ser uma modelo estava cada vez mais próximo de ser realizado.

A personagem só não tinha ideia que estava conversando com um holograma criado pelo criminoso. A sequência em que o pedófilo acabou revelado para o público foi a mais aterrorizante de Travessia. A expressão de Claudio Tovar assustou, assim como todo o processo para a mudança da voz feita pelo computador. Tudo muito bem explicado para o telespectador através de imagens.

Porém, Karina ainda seguia acreditando que falava com a influenciadora de sucesso.

Cenas chocantes

Travessia - Danielle Olímpia
João Miguel Júnior / Globo

A cena em que o pedófilo tirou a máscara para sua vítima foi exibida na semana retrasada e provocou todo o horror necessário para despertar o alerta de uma situação que costuma ser comum entre crianças e adolescentes.

Claro que na novela houve um certo exagero na criação do holograma, que a própria Giullia Buscacio interpretava, mas este foi um tipo de licença poética válida. O choque de Karina – quando viu o monstruoso sujeito exibindo suas fotos nua e a ameaçando – foi exposto com total entrega de Danielle Olímpia, uma grata revelação da trama.

A novela representa a estreia da atriz na Globo, após uma elogiada participação em Sintonia, série da Netflix (2019-2023).

Acerto de Travessia

Travessia - Cláudio Tovar
Reprodução / Globo

O desespero da menina impressionou, assim como a expressão de satisfação do criminoso. Aliás, Claudio Tovar está irreconhecível na pele de um personagem que é tão assustador que nem nome tem. A autora foi inteligente quando resolveu aproveitá-lo mais em sua história.

Vale destacar a continuação da cena, quando o pedófilo exigiu que Karina tirasse a roupa para não divulgar suas fotos. Na sequência, uma explicação de Helô (Giovanna Antonelli) sobre o significado de estupro virtual foi exibida.

Uma fórmula já usada várias vezes por Gloria Perez em seus folhetins, vide o merchandising social com o vício em drogas de Mel (Débora Falabella) e Lobato (Osmar Prado) em O Clone (2001), a descoberta da transexualidade de Ivana/Ivan (Carol Duarte) em “A Força do Querer (2017), enfim…

Travessia tem muitos defeitos e faz por merecer todas as críticas que recebe desde a estreia, mas Gloria Perez está de parabéns pelo desenvolvimento de uma situação tão importante envolvendo pedofilia e os riscos que a exposição na internet pode trazer como consequência.

Compartilhar.
Avatar photo

Sérgio Santos é apaixonado por TV e está sempre de olho nos detalhes. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor