Em 1993, Mariana (Adriana Esteves) não caiu nas graças do público de Renascer e acabou tendo um triste destino. A personagem terminou a novela sozinha, infeliz e sem um rumo certo na vida.

Theresa Fonseca e Juan Paiva em Renascer
Theresa Fonseca e Juan Paiva em Renascer

No remake em exibição na Globo, Mariana (Theresa Fonseca) não sofreu tanta rejeição. Pelo contrário. Pesquisas realizadas pela emissora apontaram que a jovem foi bem aceita pelo público da novela.

Porém, isso não vai impedir que Mariana tenha um final infeliz. Na verdade, tudo indica que o desfecho de Mariana será ainda mais triste que na obra de 1993…

Leia também: Personagem surpreende e deixa a máscara cair em Família é Tudo

O que aconteceu com Mariana na primeira versão de Renascer?

Assim como no remake, Mariana conheceu José Inocêncio (Antonio Fagundes) por meio de João Pedro (Marcos Palmeira), que se apaixonou por ela e a levou para a casa do pai. No entanto, a jovem acabou encantando o patriarca, com quem se casou.

Inicialmente, Mariana buscava vingança pela morte do avô, Belarmino (José Wilker). No entanto, ela acaba desistindo ao se apaixonar por José Inocêncio. Mas, ao longo da trama, Mariana oscila várias vezes, chegando a retomar seu plano de vingança. Além disso, ela sempre fica entre José Inocêncio e João Pedro.

No final da novela, Mariana percebe que realmente ama José Inocêncio e até mata Teodoro/Egídio (Herson Capri) para provar isso. Mas, com a morte do protagonista no último capítulo, Mariana decide ir embora da fazenda para sempre, triste e sozinha.

Leia também: Três reviravoltas que vão mexer com o maior trouxa de No Rancho Fundo

O que vai acontecer com Mariana em Renascer?

Theresa Fonseca em Renascer
Theresa Fonseca em Renascer

Por enquanto, a trajetória de Mariana no remake de Renascer se mantém parecida com a da novela original. Mas, nos próximos capítulos da trama das nove da Globo, haverá uma mudança drástica.

De acordo com o portal Notícias da TV, o envolvimento de José Inocêncio (Marcos Palmeira) com Aurora (Malu Mader) será mais intenso do que na primeira versão. Com isso, o produtor de cacau vai apressar seu divórcio com Mariana para poder viver com a fazendeira no Espírito Santo.

Inocêncio, inclusive, vai combinar uma pensão para que Mariana não passe dificuldades e até vai prometer entregar sua casa para ela, de modo que a moça não fique desamparada. Isso não aconteceu em 1993.

Leia também: Luca ou Murilo: com quem Electra vai ficar em Família é Tudo?

Final infeliz

Na primeira versão de Renascer, José Inocêncio e Mariana passam um tempo separados, mas retomam o casamento na reta final. Ela, inclusive, finalmente percebe que sempre foi apaixonada por ele. Porém, a morte do fazendeiro acaba de vez com o casamento.

Já na nova versão, Bruno Luperi tem levado a história para outro caminho. Ao intensificar o romance de José Inocêncio com Aurora e levar adiante seu divórcio, o autor indica que o casamento do fazendeiro com Mariana realmente não tem mais volta.

Apesar de mais intensa, a história de amor entre Inocêncio e Aurora não terá futuro, como na primeira versão. No entanto, não se sabe o que acontecerá com a relação do protagonista e Mariana a partir daí. Pode ser que eles não retomem o casamento.

Além disso, é pouco provável que Mariana tenha chance com João Pedro (Juan Paiva), que vem mostrando que esqueceu de vez a madrasta. Sendo assim, a solidão de Mariana virá mais cedo na nova versão, e ela deve terminar ainda mais triste e infeliz do que em 1993.

Leia também

Trinta e um anos depois, Malu Mader corrige erro do final de Renascer

Quatro mudanças drásticas que a Globo vai fazer no final de Renascer

Remendo mal costurado não apaga o maior erro de Renascer

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor