Guilherme Piva (foto abaixo), o Dr. Paulo de Chocolate com Pimenta, que pode ser visto atualmente nas tardes da Globo graças à reprise da trama, começou a sua carreira nos anos 1990. O artista obteve destaque já com o seu segundo papel nas telinhas, na pele do divertido José Maria, em Xica da Silva (1996), na TV Manchete.

Guilherme Piva - Chocolate com Pimenta
Reprodução / TV Globo

O ator estreou na TV em 1995, na primeira temporada de Malhação. No ano seguinte, foi recrutado pela Manchete e deu vida a um personagem gay, o melhor amigo da protagonista vivida por Taís Araújo.

Quase ficou de fora

Guilherme Piva - Xica da Silva
Divulgação

Mas, por muito pouco, Guilherme Piva quase ficou de fora do folhetim que o projetou. Ou até estaria na história, mas vivendo outro personagem. Uma feliz incompatibilidade na agenda mudou os rumos da história.

“No início, meu personagem seria o Bonifácio. Mas, na época, fiquei impossibilitado por estar atuando na peça O Submarino, de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa. Daí, o papel em Xica passou para o Fernando Vieira. Mas, no último dia do espetáculo, o Walter Avancini [diretor da novela] me chamou, às pressas, para entrar no lugar do Marco Pólo, que saiu da trama depois de ter gravado várias cenas como o Zé Maria”, revelou ao Jornal do Brasil, na época das gravações da novela.

Seduzido

Guilherme Piva e Mônica Carvalho - Porto dos Milagres
Divulgação / Globo

Indagado se havia sido difícil aceitar interpretar o papel de um homossexual, Piva foi enfático ao dizer que ficou encantando por José Maria, que era chamado na trama de ‘Zé Mulher’.

“Não. Fui seduzido pelo perfil do personagem, além do tipo de composição e da trajetória pela qual ele passaria. Não tive tempo algum para compô-lo e fui seguindo a orientação do Avancini, que não queria um estereótipo”, assumiu.

Carreira

Ingrid Guimarães, Guilherme Piva e Vivianne Pasmanter - Novo Mundo
Divulgação / Globo

Em 1999, Guilherme retornou à Globo e emplacou diversas novelas e séries, como Porto dos Milagres (2001), O Beijo do Vampiro (2002), Paraíso Tropical (2007), Lado a Lado (2012), dentre outros êxitos em seus quase 30 anos de carreira.

Recentemente, ele emplacou um de seus maiores personagens, e em duas novelas! Em Novo Mundo (2017) e Nos Tempos do Imperador (2021), o ator encarnou o divertido Licurgo. Ao lado de Germana (Vivianne Pasmanter), ele roubou a cena como parte de um casal picareta nas tramas assinadas por Alessandro Marson e Thereza Falcão.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor