Personagem gay marcou carreira de ator de Chocolate com Pimenta
15/02/2023 às 12h42
Guilherme Piva (foto abaixo), o Dr. Paulo de Chocolate com Pimenta, que pode ser visto atualmente nas tardes da Globo graças à reprise da trama, começou a sua carreira nos anos 1990. O artista obteve destaque já com o seu segundo papel nas telinhas, na pele do divertido José Maria, em Xica da Silva (1996), na TV Manchete.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ator estreou na TV em 1995, na primeira temporada de Malhação. No ano seguinte, foi recrutado pela Manchete e deu vida a um personagem gay, o melhor amigo da protagonista vivida por Taís Araújo.
Quase ficou de fora
Mas, por muito pouco, Guilherme Piva quase ficou de fora do folhetim que o projetou. Ou até estaria na história, mas vivendo outro personagem. Uma feliz incompatibilidade na agenda mudou os rumos da história.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“No início, meu personagem seria o Bonifácio. Mas, na época, fiquei impossibilitado por estar atuando na peça O Submarino, de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa. Daí, o papel em Xica passou para o Fernando Vieira. Mas, no último dia do espetáculo, o Walter Avancini [diretor da novela] me chamou, às pressas, para entrar no lugar do Marco Pólo, que saiu da trama depois de ter gravado várias cenas como o Zé Maria”, revelou ao Jornal do Brasil, na época das gravações da novela.
Seduzido
Indagado se havia sido difícil aceitar interpretar o papel de um homossexual, Piva foi enfático ao dizer que ficou encantando por José Maria, que era chamado na trama de ‘Zé Mulher’.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
“Não. Fui seduzido pelo perfil do personagem, além do tipo de composição e da trajetória pela qual ele passaria. Não tive tempo algum para compô-lo e fui seguindo a orientação do Avancini, que não queria um estereótipo”, assumiu.
Carreira
Em 1999, Guilherme retornou à Globo e emplacou diversas novelas e séries, como Porto dos Milagres (2001), O Beijo do Vampiro (2002), Paraíso Tropical (2007), Lado a Lado (2012), dentre outros êxitos em seus quase 30 anos de carreira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, ele emplacou um de seus maiores personagens, e em duas novelas! Em Novo Mundo (2017) e Nos Tempos do Imperador (2021), o ator encarnou o divertido Licurgo. Ao lado de Germana (Vivianne Pasmanter), ele roubou a cena como parte de um casal picareta nas tramas assinadas por Alessandro Marson e Thereza Falcão.