Personagem cortado no remake e morte inesperada: 20 curiosidades sobre A Grande Família

– A Grande Família foi uma série brasileira, exibida pela Rede Globo entre 29 de março de 2001 e 11 de setembro de 2014.

– A produção é um remake, que teve como inspiração a versão original do programa, exibida pela emissora carioca entre os anos de 1972 e 1975.

– Baseada no seriado norte-americano All In The Family, a primeira versão tinha em seu elenco nomes como Jorge Dória, Eloísa Mafalda, Osmar Prado, Luiz Armando Queiroz, Maria Cristina Nunes, Paulo Araújo e Brandão Filho.

– Após um começo turbulento, no qual a repercussão esperada não foi atingida, a obra teve seus roteiros mais adaptados à realidade brasileira, abordando assuntos como desemprego e inflação. Assim, se tornou um grande sucesso, muito em parte devido à redação de Oduvaldo Vianna Filho e Armando Costa.

– Produzida em preto e branco, a obra só ganhou transmissão a cores em seus últimos episódios.

– Tendo estreado em 26 de Outubro de 1972, a primeira versão chegou ao fim em 27 de Março de 1975, após 112 episódios.

– Em 1987, a Globo exibiu um especial de Natal com todo o elenco original, mostrando como estavam os personagens 12 anos após o encerramento da série.

– Em 2001, a emissora lançou o remake, pensando em resgatar o formato clássico. Para a nova versão, alguns detalhes foram mudados; possivelmente, o mais importante foi a retirada do personagem Júnior, um dos três filhos de Lineu e Nenê na obra original.

– Outra grande diferença foi que a família passou a morar no Rio de Janeiro e não em São Paulo, como ocorria nos anos 70.

– No elenco principal, o remake tinha Marco Nanini, Marieta Severo, Rogério Cardoso, Guta Stresser, Lúcio Mauro Filho e Pedro Cardoso.

– Os primeiros episódios exibidos eram baseados nos textos originais de Oduvaldo Vianna Filho, característica alterada com o passar do tempo.

– A princípio, o papel de Nenê seria de Marília Pêra, mas acabou sendo destinado para Marieta Severo.

– Inicialmente, o revival duraria apenas 12 episódios, funcionando apenas como uma homenagem e não como uma atração fixa.

– Porém, com o sucesso de audiência, o humorístico se tornou fixo na grade global.

– Em 2003, o elenco passa por uma grande perda, com o falecimento de Rogério Cardoso, o Seu Flor, em 24 de julho de 2003, após sofrer um infarto fulminante. Por decisão da equipe, o ator não foi substituído, com o personagem também falecendo na série.

– Ao longo da primeira década dos anos 2000, o seriado foi atinginddo altos índices de audiência e sendo renovado por várias temporadas.

– No ano de 2007, a produção ganhou uma versão nos cinemas. Dirigido por Maurício Farias, A Grande Família – O Filme trazia Lineu achando que está com uma doença terminal e repensando toda sua vida.

– Um ano depois, em 2008, a obra se tornou o primeiro seriado da TV Globo a ser transmitido em alta definição.

– Em 2012, a história deu um salto de quatro anos, possibilitando o surgimento de novos personagens.

– Após 14 temporadas e 489 episódios, A Grande Família chegou ao fim em 11 de setembro de 2014.

Veja também: Relembre a história de Kevin Arnold: os segredos da série Anos Incríveis

Veja também: Os 35 programas mais clássicos dos 35 anos do SBT

Veja também: Por onde anda o elenco de Vamp?

Veja também: Qual novela das 7 passava quando você nasceu?

Veja também: Qual novela das 8 passava quando você nasceu?




Leia também