Nesta segunda-feira (29) em de Mulheres de Areia (1993), vai ao ar uma das cenas mais impactantes de  Sebastião Vasconcelos, o Floriano da reprise. Furioso, ele vai dar uma surra em Isaura (Laura Cardoso).

Sebastião Vasconcelos em Mulheres de Areia
Sebastião Vasconcelos em Mulheres de Areia (reprodução/Globo)

Floriano é um dos vários papéis marcantes da carreira de Sebastião Vasconcelos. A primeira versão de Cabocla, levada ao ar pela extinta TV Rio em 1960, foi o seu primeiro papel em rede nacional. Ele foi protagonista da história ao lado de Glauce Rocha e também participou do remake da história na Globo em 2004.

O ator emplacou inúmeros trabalhos ao longo de sua trajetória, incluindo na emissora carioca, onde fez carreira e ficou por 38 anos. Entretanto, ele foi demitido em 2004 e entrou em depressão.

[anuncio_1]

Quais novelas Sebastião Vasconcelos fez?

Sebastião Vasconcelos em Tieta
Sebastião Vasconcelos em Tieta

Seis anos depois de debutar no veículo, Sebastião chegava à líder de audiência em O Sheik de Agadir (1966). Permanecendo no canal, emplacou Bandeira 2 (1971), Cuca Legal e O Grito, em 1975, a versão original de Saramandaia (1976) e Sem Lenço e Sem Documento (1977).

Na década seguinte, esteve em Morte e Vida Severina (1981), Champagne (1983), Selva de Pedra (1986), Bebê a Bordo (1988), Vale Tudo (1988) e Tieta (1989), encerrando os anos 80 em alta.

Nos anos 90, Sebastião Vasconcelos fez Felicidade (1991), Mulheres de Areia (1993), História de Amor (1995), Irmãos Coragem (1995), Anjo de Mim (1996), Por Amor (1997), Corpo Dourado (1998) e Andando nas Nuvens (1999).

[anuncio_2]

Demissão da Globo e declínio da saúde

Sebastião Vasconcelos
Sebastião Vasconcelos em Cabocla (Reprodução / Globo)

Após emplacar um trabalho atrás do outro na década de 90, o artista viu os convites ficarem escassos nos anos 2000.

Sebastião atuou em Porto dos Milagres e O Clone em 2001 – nesta última ficou marcado como o Tio Abud -, esteve na minissérie A Casa das Sete Mulheres (2003), mas finalizou a sua carreira na TV dos Marinhos em Cabocla (2004).

Após a adaptação, Sebastião não teve o seu contrato renovado com o canal, o que o deixou depressivo e sem vontade de viver. Ele emplacaria depois na Record Caminhos do Coração (2007) e Os Mutantes em (2008), seu último trabalho na televisão.

[anuncio_3]

O que aconteceu com Sebastião Vasconcelos, o Floriano de Mulheres de Areia?

Mulheres de Areia - Sebastião Vasconcelos, Ricardo Blat, Lu Mendonça e Denise Milfont
Sebastião Vasconcelos (Floriano), Ricardo Blat (Marujo), Lu Mendonça (Do Carmo) e Denise Milfont (Vilma) em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

Recusando-se a tomar remédio e até mesmo a comer, o artista passou a enfrentar grandes problemas de saúde e precisou ser internado.

“Sebastião andava muito triste e rebelde. Desde o início desse ano, ele se recusava a tomar os remédios e até a comer. Ele emagreceu muito, ficou bem fraquinho e aí resolvemos interná-lo. O médico foi quem descobriu e diagnosticou que ele estava com pneumonia, porque a gente não sabia”, disse Vilma Costa, esposa do ex-global, ao UOL.

“Isso para ele é praticamente a morte, perdeu o interesse em viver. Ele sentiu mesmo o golpe quando a Globo não renovou seu contrato. Fez uns trabalhos aqui, outros ali, mas não era a mesma coisa”, completou.

 

Qual foi a causa da morte de Sebastião Vasconcelos?

Sebastião Vasconcelos
Sebastião Vasconcelos

Com longas internações e cada vez mais depressivo, Sebastião Vasconcelos não resistiu e morreu aos 86 anos, em 15 de julho de 2013, no Rio de Janeiro.

Internado desde o dia 30 do mês anterior, o pernambucano faleceu após sofrer um choque séptico e ter uma parada cardiorrespiratória.

Seu corpo foi velado dois dias depois, no Cemitério do Caju (RJ), em uma cerimônia fechada apenas aos familiares e pessoas próximas.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor