André Santana

A Globo construiu sua história baseada no “padrão Globo de qualidade”. Sempre organizada e rigorosa no trato de suas produções, a emissora assumiu as posições de líder de audiência e de preferida do público ao oferecer produtos considerados de alto nível.

Globo

No entanto, nos últimos anos, a rede tem sofrido com uma espécie de “inferno astral”. O canal tem errado mais do que o habitual, acumulando críticas de seu público, que demonstra cada vez mais insatisfação com os rumos da programação. Não foram poucos os ajustes na grade que geraram frustração no telespectador.

Substitutos que não agradaram

Encontro

O mais recente alvo dos comentários desabonadores do público é o Encontro com Patrícia Poeta. A escolha da substituta de Fátima Bernardes não foi bem aceita pela audiência da atração. A ex-É de Casa tem sido defenestrada nas redes sociais.

Parte dos telespectadores alega que a Globo tinha opções melhores à disposição para o cargo. Muitos acreditam que Patrícia é “verde” para a função. Para piorar, a dupla formada por ela e Manoel Soares não deu “liga”, o que também gerou reclamações.

Quem também enfrentou resistência semelhante foi Luciano Huck. Ao trocar os sábados pelos domingos, o apresentador não encontrou uma recepção calorosa ao estrear sua versão para o Domingão.

Quem estava acostumado com a alegria do programa de Fausto Silva chiou ao dar de cara com os quadros assistencialistas do marido de Angélica. Ao tornar o domingo mais choroso com “histórias inspiradoras”, Huck foi (e ainda é) alvo de severas críticas e reclamações.

Fernanda Gentil

Fernanda Gentil

Há três anos, a Globo anunciou que Fernanda Gentil deixaria o esporte para ser uma das estrelas de seu entretenimento. No entanto, a emissora conseguiu errar nas três apostas entregues à apresentadora, que teve seu filme queimado em razão da grande quantidade de barcos furados nos quais se meteu.

A primeira versão do Se Joga, lançada em 2019, é bombardeada até hoje. O programa estreou para substituir o Vídeo Show, mas se revelou tosco, apressado e despropositado. Tanto que, após poucos meses no ar, sumiu sem deixar rastros.

Já a segunda tentativa da atração no vídeo, exibida aos sábados em 2021, foi “menos pior”. Mas, ainda assim, esperava-se mais do formato, que resgatava vários quadros do Vídeo Show. Acabou passando em brancas nuvens…

Por fim, veio a terceira e pior aposta: Zig Zag Arena. O estrambólico game show, de grande estrutura, e zero conteúdo, causou a pior das impressões. Deu tudo tão errado que a atração saiu do ar antes da hora, com episódios inéditos jogados no lixo.

Programas de temporada

SóTocaTop

Refém dos formatos importados há tempos, como BBB e The Voice Brasil, a Globo resolveu colocar sua equipe de criação para trabalhar e desenvolveu formatos que traziam o selo “formato original Globo” em seus créditos. Mas nenhum deles funcionou.

O talent show Popstar teve duas temporadas pouco empolgantes. O game show Tamanho Família até começou bem, mas logo se perdeu. Enquanto isso, o musical SóTocaTop e o “edificante” Simples Assim não encantaram a audiência.

Além deles, a Globo seguiu importando formatos, lançando atrações como O Melhor Ano de Nossas Vidas e Tá Brincando?!. O primeiro passou em branco, enquanto o segundo rendeu a saída de Otaviano Costa do canal. Todos estes formatos acabaram engavetados pela emissora.

Novelas

Leticia Sabatella

A Globo também não foi muito feliz na escolha de suas novelas. O sucesso de Pantanal interrompeu uma sequência de obras pouco populares na faixa das nove, como Amor de Mãe e Um Lugar ao Sol.

A volta das novelas inéditas após o período mais crítico da pandemia também não animou o público com Nos Tempos do Imperador e Quanto Mais Vida, Melhor!, tramas de recepção mornas.

Expectativas

Pipoca da Ivete

Mesmo enfileirando insucessos, a Globo não joga a toalha e pretende continuar trazendo novidades ao seu público. A nova aposta é o dominical Pipoca da Ivete, com o qual lança a cantora Ivete Sangalo como animadora de TV.

Antes mesmo do lançamento, as chamadas enfrentaram a animosidade do público. O que se viu nas peças de divulgação foram jogos batidos e pouco inspirados, além da promessa de fazer o público “brincar”.

Ou seja, a campanha de lançamento do Pipoca da Ivete lembrou demais a do Zig Zag Arena. A estreia confusa também. Portanto…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor