Após a confusão em torno da participação da influencer Jade Picon em Travessia, por conta da necessidade do registro de atriz, a Globo se vê diante da mesma polêmica. A presença de Rafa Kalimann em Vai na Fé gerou questionamentos do SATED – RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Rio de Janeiro).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
À frente do órgão está o ator Hugo Gross, com anos de dedicação às novelas da emissora– como Bambolê (1987), De Corpo e Alma (1992), História de Amor (1995) e Coração de Estudante (2002).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O que tem que ser feito é dentro da legalidade”
Consultado pelo portal IG sobre a escalação de Rafa para o folhetim com estreia agendada para o próximo dia 16, Hugo afirmou não ter recebido nenhuma solicitação da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Até o momento não recebemos nenhum pedido de autorização especial e específica por parte da emissora para a Rafa Kalimann. Infelizmente já avisamos diversas vezes que essa solicitação deverá ser feita previamente a contratação, com a devida justificativa”, declarou.
“Dentro da lei 6533/78 existe uma lacuna onde o Sindicato não pode proibir ninguém de trabalhar, ou seja, não podemos proibir o empresário de entretenimento de contratar alguma pessoa. O que tem que ser feito é dentro da legalidade. O Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro continua lutando pelo registro profissional de ator”, explicou.
Casos diferentes
Rafa Kalimann fará apenas uma pequena participação em Vai na Fé, como uma ex-participante de reality interessada no cantor Lui Lorenzo (José Loreto, namorado da celebridade na vida real). A situação difere de Jade Picon, escalada para uma das principais personagens de Travessia.
“No caso dela (Jade), demos uma autorização especial, mas foi uma autorização específica para um determinado produto e com tempo de validade. Acabou o trabalho, acabou. Ela não terá direito ao registro profissional quando a novela terminar. É bom ela fazer uma faculdade e estudar para voltar a atuar”, indicou.
Quanto a Rafa, não houve interesse da Globo em buscar autorização do SATED-RJ nem mesmo quando ela gravou a série Rensga Hits, do Globoplay.
“Nós, como instituição representante dos artistas e técnicos, estamos cada vez mais empenhados em defender os artistas. Não estamos mais dispostos a tomar conhecimento das escalações através da imprensa”, criticou.
“Como não recebemos nada até agora, não podemos negar o que não foi pedido. Porém, se a mesma estiver em algum produto sem registro e sem o devido pedido e justificativa dentro da lei, é claro que será negado”, finalizou.
Biografia
Hugo Gross estreou como ator de TV na década de 1980. Ele acumulou participações em tramas como Pão-Pão, Beijo-Beijo (1983) e Amor com Amor se Paga (1984). As melhores oportunidades vieram nos anos 1990 e incluíram títulos como Quatro por Quatro (1994) e Zazá (1997).
O ator diminuiu o ritmo posteriormente, com breves passagens por folhetins como Da Cor do Pecado (2004), A Lua me Disse (2005) e O Profeta (2006). Sua última produção televisiva foi Aquele Beijo (2011).
Em maio do ano passado, em meio ao debate sobre a escalação de Jade Picon para Travessia, Hugo foi reeleito presidente do SATED-RJ.