Após 41 anos, Fernanda Montenegro pediu demissão da Globo. A consagrada atriz, que completou 93 anos em outubro, iria participar de Terra Vermelha, próxima novela das nove da emissora, e foi substituída por Susana Vieira, em informação antecipada pelo TV História na semana passada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio da saída de Fernanda da Globo surpreende pelo fato de que dificilmente a veterana seria demitida pela emissora, ao contrário de nomes históricos do canal, como Tarcísio Meira, Gloria Menezes, Renato Aragão e Vera Fischer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contrato vitalício
Apesar de querer romper o vínculo fixo com praticamente todos os nomes de seu elenco até 2025, a Globo mantém uma espécie de “núcleo da gratidão”, com artistas que provavelmente não devem ter seus contratos rompidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Entre eles estão nomes como Lima Duarte, Laura Cardoso, Tony Ramos, Gloria Pires, Susana Vieira, Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça e Tony Tornado, além de ícones do jornalismo, como Cid Moreira, Sérgio Chapelin e Glória Maria. Fernanda Montenegro praticamente encabeçava esse grupo, mas saiu por decisão própria.
Desacelerar
No entanto, a saída de Fernanda não tem a ver com uma possível aposentadoria. Apesar da idade avançada, a atriz segue lúcida e com saúde. De acordo com informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, ela acabou de gravar o filme Ana Vitória, de Andrucha Washington, e vai participar de um longa dirigido por Walter Salles.
Salvo algum movimento inesperado, como a contratação por alguma plataforma de streaming, o que é altamente improvável, Fernanda simplesmente não quer mais se comprometer com projetos de longo prazo. Terra Vermelha, por exemplo, terá mais de 200 capítulos.
Em 2019, a atriz já mostrava sinais de cansaço e queria desacelerar.
“Espero descansar um pouco. Este ano eu trabalhei muito. Foi um dos anos em que eu mais trabalhei”, declarou, em entrevista ao programa TV Fama.
Pediu demissão ou foi demitida?
No campo da especulação, há quem diga que a Globo pode ter mudado de ideia e resolvido cortar até mesmo os contratos considerados intocáveis. Dessa forma, Fernanda Montenegro pode ter sido demitida, com a divulgação oficial dizendo o contrário (o que já aconteceu em outros casos). Isso seria confirmado caso outros nomes de peso deixem o canal nos próximos tempos.
Independente de como tenha sido a saída de Fernanda Montenegro, encerra-se mais uma parceria de sucesso, que resolveu em grandes trabalhos, como Brilhante, Guerra dos Sexos, Cambalacho, O Dono do Mundo, Belíssima, Passione e O Outro Lado do Paraíso, entre outras.
Os últimos trabalhos da atriz como contratada fixa da emissora foram A Dona do Pedaço, em 2019, e os especiais Amor e Sorte e Gilda, Lucia e o Bode, em 2020. Torcemos para que venham outros.