Muitos acham que existe uma idade ideal para que um artista atinja o sucesso. Mas isso é pura falácia. A atriz Patricia Pinho é um exemplo de que o êxito na profissão é resultado do talento e não depende dos anos de vida.

Patricia Pinho em Terra e Paixão
Patricia Pinho como Dalva em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Patricia levou 37 anos para conquistar um espaço de destaque nas novelas da Globo: ela foi Fátima Souza em Além da Ilusão (2022), aos 49 anos.

Agora, a triz interpreta Dalva em Terra e Paixão, personagem que apareceu para causar um rebuliço na trama de Walcyr Carrasco.

[anuncio_1]

Talento no teatro e humor

Patricia Pinho, Latino e Ana Ribeiro
Quadro As Funkeiras, do Zorra Total (Divulgação / Globo)

Patrícia iniciou sua carreira no teatro em meados dos anos 1990, mostrando que tinha habilidade para o humor. Em 2003, fundou a Cia Teatro do Nada, que apostava na improvisação em cena.

O destaque nos palcos a levou para a TV, em participações no infantil Xuxa no Mundo da Imaginação (2002) e na série A Diarista (2004).

Em 2006, a artista conseguiu um contrato fixo na emissora para integrar o elenco do Zorra Total. No humorístico, ela viveu Mina Grete, que fazia parte do quadro As Funkeiras e Olívia, a mulher do Banana. Patricia também esteve presente no Caras de Pau e no Zorra.

Em novelas, ela viveu Aurora em Meu Pedacinho de Chão (2014) e deu vida à Soraia em Malhação: Casa Cheia (2014). Mas foi apenas em 2022 que Patrícia foi destaque em uma trama.

Leia também: Narrador chorou ao vivo após perder parceiro: “Não tinha condições”

“Veio na hora certa”

Patricia Pinho
Patricia Pinho em Além da Ilusão (Reprodução / Globo)

Em Além da Ilusão, ela interpretou Fátima, mulher de Benê (Cláudio Jaborandy) e mãe de Olívia (Letícia Pedro/Débora Ozório). Ela era dona de uma mercearia e querida por todos.

Para Patrícia, a personagem veio no momento certo e foi uma forma de homenagear sua família.

“Veio na hora certa. Com a equipe certa e a personagem que eu precisava fazer. A Fátima é uma grande homenagem a minhas avós Laura e Lourdes e ao meu avô Miranda. Minha ancestralidade está presente. Eu honro muito isso. Essa novela tem sido um desafio muito bom na minha carreira. Entrei de coração nesse projeto. Estou adorando a experiência”, disse em entrevista ao Correio Braziliense em 3 de maio de 2022.

Mas, para a atriz, o sucesso na trama de Alessandra Poggi não subiu à cabeça e ela quer manter sua vida simples.

“Eu não quero ser VIP, eu quero ser cidadã. Quero andar de trem pelo Rio de Janeiro. Não quero sair de carro blindado com medo de perder minha vida por causa de um celular. Gosto de ajudar, ouvir, abraçar, apoiar. Só acredito no mundo coletivo, numa organização afetuosa, na cooperação”, falou ao site Ana Maria em 14 de janeiro deste ano.

[anuncio_3]

Sonho vivo na novela das nove

Atriz Patricia Pinho
Patricia Pinho (Reprodução / Web)

Patrícia ainda tem sonhos e um deles é bem curioso: viver um par romântico com um grande galã da TV.

“Um deles é ser par romântico de Cauã Reymond em uma novela. Um galã nunca pode namorar uma pessoa fora do padrão como eu? Só as magras são amadas na ficção? Quero protagonizar um filme bem brasileiro, conhecer o Tocantins, a Amazônia, o Pantanal e Laguna, a cidade da minha avó Laura”, falou ao Giro Marília.

Ela ainda não é par de Cauã, mas está na mesma novela que ele: em Terra e Paixão, ela é Dalva, esposa do mecânico Ernesto (Eucir de Souza), que mexeu no carro de Daniel (Johnny Massaro), vitima de um acidente após sair da mecânica.

Ela teme pela vida do marido, e ajuda Caio (Cauã Reymond) a desvendar quem está por trás dos atentados contra ele e de seu irmão.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor