A edição de 2023 do Troféu Imprensa vai acontecer. Foi o que garantiu Patrícia Abravanel durante a gravação do especial que celebra os 60 anos do Programa Silvio Santos, realizada nesta terça-feira (30) nos estúdios do SBT.

Patrícia Abravanel
TV História

A filha de Silvio Santos, que atualmente comanda o programa do pai, prometeu surpresas na tradicional premiação que reúne jornalistas para votar e escolher os melhores da televisão brasileira.

[anuncio_1]

Fim da dúvida

Roda a Roda - Silvio Santos
Reprodução / SBT

Havia uma dúvida sobre a realização do Troféu Imprensa este ano. A expectativa era de que a gravação da atração, tradicionalmente apresentada por Silvio Santos (foto acima), seria agendada assim que o dono do SBT retornasse de suas férias nos EUA, no final do primeiro trimestre.

No entanto, mesmo com a volta do animador ao Brasil, a dúvida permaneceu. A votação que define os indicados já havia sido realizada, e a produção aguardava apenas o OK de Silvio para dar início aos trabalhos. Porém, nada havia avançado.

Mas Patrícia Abravanel garantiu que haverá Troféu Imprensa em 2023. Durante a gravação do especial de 60 anos do Programa Silvio Santos, a apresentadora comentou que a premiação será realizada em breve.

“Vai surpreender”, garantiu Patrícia, sem entrar em detalhes.

Afastado

Programa Silvio Santos - Patricia Abravanel e Silvia Abravanel
Divulgação / SBT

A grande dúvida que pairava sobre a realização do Troféu Imprensa era justamente sobre a presença de Silvio Santos. O animador comanda a premiação desde os anos 1970, o que torna sua ausência no programa algo inimaginável.

Porém, com o afastamento de Silvio das gravações de seu próprio programa, a possibilidade de o artista não comandar o Troféu se tornou real. O animador chegou a comandar o prêmio no ano passado, mas se afastou definitivamente dos estúdios do SBT depois disso.

Assim que os rumores de que Silvio Santos tinha optado por se aposentar da TV ganharam força, muita gente acreditou que o apresentador só voltaria a dar as caras na telinha em especiais, como o Teleton e o próprio Troféu Imprensa. Porém, ao garantir a realização do programa, Patrícia Abravanel não confirmou se será o pai quem comandará o show.

Premiação histórica

Troféu Imprensa - Jô Soares e Silvio Santos
Divulgação / SBT

O Troféu Imprensa foi criado em 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes e era realizado pela revista São Paulo na TV. Nos anos 1970, Silvio Santos (na foto acima, com Jô Soares durante uma edição do evento) adquiriu os direitos do prêmio e passou a comandá-lo anualmente em seu programa. Desde 1982, a premiação é realizada no SBT.

O prêmio leva esse nome porque são jornalistas da imprensa especializada que elegem seus vencedores. Anualmente, Silvio Santos recebe profissionais da área e apresenta as categorias e os indicados para que eles escolham o melhor. Alguns dos prêmios distribuídos são o de Melhor Novela, Melhor Apresentador ou Animador e Melhor Programa da TV.

A premiação já foi bastante prestigiada no passado, mas perdeu relevância ao longo dos anos. Em suas últimas edições, os indicados aos prêmios são escolhidos por meio de uma votação na internet, o que privilegia fã-clubes – anteriormente, eram distribuídos questionários por amostragem. Foi criado, inclusive, o Troféu Internet, entregue aos mais votados na web.

Assim, os três indicados que vão para a votação dos jornalistas não são necessariamente os melhores, mas sim aqueles que possuem um maior número de fãs votando na internet. Assim, ídolos teen se tornaram figuras constantes entre os indicados.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor