Patinho feio da Globo é mais visto que qualquer programa da concorrência
05/06/2022 às 8h00
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto todos os canais abertos se descabelam para acertar o passo de suas respectivas grades de programação, um “quarentão” assiste a tudo de camarote e numa confortável liderança. O Globo Rural, no ingrato horário das manhãs de domingo, dá mais audiência que qualquer programa da concorrência neste dia da semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com dados do Kantar Ibope divulgados pelo site TV Pop, Globo Rural registrou excelentes índices de audiência no último domingo (29), anotando 11,1 pontos.
Foi a maior audiência da manhã da Globo naquele dia, à frente até mesmo do blockbuster Need for Speed – O Filme, exibido em Temperatura Máxima (que alcançou 9,4).
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Além disso, nenhum programa da concorrência deu mais audiência do que o Globo Rural no mesmo dia. A maior audiência da Record na ocasião foi com o Domingo Espetacular, que registrou 8,4 pontos. Já o SBT teve seu maior público com o Programa Silvio Santos, que marcou 7,4.
Trajetória de sucesso
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nada mal para um programa que nasceu desacreditado e chega aos 42 anos em plena forma. Considerado por muito tempo o “patinho feio” do jornalismo da emissora, o Globo Rural, que se dedica a trazer informações voltadas ao homem do campo, estreou em 6 de janeiro de 1980 sem grandes perspectivas, mas superou qualquer previsão mais pessimista e segue firme até os dias de hoje.
Com apresentação de Carlos Nascimento, o programa era gravado nos estúdios da Globo de São Paulo nas madrugadas de sexta para sábado, já que não havia estúdios disponíveis durante o dia. Além disso, a atração ostentava um apelido interno nada honroso: Mandioca News.
Entretanto, o noticiário sobre o universo rural se revelou um acerto, alcançando excelentes índices de audiência e ótima repercussão. Até hoje, o Globo Rural é um dos programas da Globo que mais recebem mensagens de espectadores, que escrevem para tirar suas dúvidas sobre a agricultura ou pecuária.
Outras versões
As demais emissoras sempre cresceram o olho no sucesso do Globo Rural. Vira e mexe, algum canal aberto cogita apostar em um programa nos mesmos moldes. Algumas delas até têm programas semelhantes, exibidos regionalmente por afiliadas.
Em rede nacional, o SBT já tentou entrar no filão com o SBT Rural, que foi exibido de 2003 a 2006. Exibido de segunda a sexta, às 6h30, a atração era produzida pela GGP (produtora de Gugu Liberato) e tinha direção de Homero Salles. O professor de geografia Paulo Sartori, conhecido como Professor Papau, era o apresentador.
Quem tem sua própria versão do Globo Rural até hoje é a Record News. O canal de notícias da Record exibe diariamente o Record News Rural, que também se propõe a ser um informativo sobre o trabalho no campo. Sônia Souza é a apresentadora do programa, que está no ar desde 2010.