Joana Fomm é uma das grandes atrizes da nossa televisão. Ela estreou na televisão em 1964, através da TV Rio, com a novela O Desconhecido. Depois disso, as portas se abriram e Joana viveu personagens históricas, como Yolanda Pratini de Dancin’ Days (1978), Perpétua em Tieta (1989) e Carmem Maura de Vamp (1991), entre outras.

Joana Fomm

Em 2007, Joana Fomm foi escalada para interpretar Marion, em Paraíso Tropical, mas foi obrigada a deixar o elenco por conta de um câncer de mama que foi diagnosticado e, posteriormente, curado. O papel acabou ficando com Vera Holtz.

“No auge da doença, eu estava numa loja e uma senhora disse assim: ‘Fica boa, não tem esse negócio de ficar doente. Estamos com saudade!’. Fiquei rindo sozinha”, contou a atriz durante o programa Damas da TV, exibido pelo Viva em 2013.

Depois de cinco anos de tratamento, felizmente Joana foi curada do câncer.

Saúde em dia

Joana Fomm

Durante a luta contra a doença, Joana fez algumas participações nas séries Casos e Acasos (2008), Dicas de um Sedutor (2008) e As Cariocas (2010).

Ela foi convidada para participar de Insensato Coração (2011), outra novela de Gilberto Braga – em parceria com Ricardo Linhares –, mas acabou declinando do convite por conta de uma disautonomia (doença que afeta o sistema nervoso).

Joana Fomm voltou a trabalhar em novelas em 2014, quando viveu a Odete de Boogie Oogie. Também esteve presente em Os Experientes (2015), série que fez parte das comemorações dos 50 anos da Globo. Ainda, Malhação – Pro Dia Nascer Feliz (2016) e Apocalipse (2017), na Record.

Sua última participação no vídeo foi na temporada 2019 de Sob Pressão, como Irmã Graça.

Pedido de ajuda aos amigos

Joana Fomm

Sem reservas financeiras e passando por dificuldades, a atriz fez um apelo em seu perfil no Facebook, em 2016, pedindo algum trabalho na televisão. Foi quando conseguiu um papel em Apocalipse, na pele de Teresa. A volta à Globo em Sob Pressão rendeu vários elogios por parte de Joana.

“Foi um prazer imenso trabalhar com eles e consegui me adaptar facilmente, o que não é assim tão comum quando você entra numa produção que já está acontecendo, com toda a equipe já integrada”, declarou em entrevista ao site da produção.

Em 2020, antes da pandemia, a atriz foi cotada para o elenco da série Assombro, uma produção da Disney – com Felipe Abib, Georgiana Góes e Julia Lemmertz. Não há notícias posteriores sobre o projeto.

Personagem inesquecível

Joana Fomm

Joana Fomm, hoje com 82 anos, passou a quarentena no apartamento onde mora, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, ao lado do filho, o músico Gabriel Fomm. Ela aproveitou o isolamento para curtir os memes de Perpétua, personagem que ressurgiu depois da estreia de Tieta no Globoplay.

“A carreira artística é muito difícil. São muito altos e baixos. Mas tenho consciência de que fiz trabalhos lindos e importantes na TV, no cinema e no teatro. Sinto que as oportunidades de trabalho vão rareando”, concluiu.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor