Parceria improvável: saiba o surpreendente final de Zuleica em Pantanal

22/09/2022 às 15h15

Por: André Santana
Imagem PreCarregada

Em Pantanal, Zuleica (Aline Borges) não teve uma vida fácil. Ainda jovem, foi vítima de violência sexual e acabou engravidando de seu abusador. A enfermeira, então, encontrou em Tenório (Murilo Benício) um apoio, aceitando se tornar a segunda esposa do vilão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pantanal

Desde então, criou com muita firmeza e resignação os três filhos em São Paulo, sustentando a casa com o esforço de seu trabalho. Porém, sua vida virou de ponta-cabeça depois que Tenório expulsou Maria Bruaca (Isabel Teixeira) de casa e levou Zuleica e seus herdeiros para a fazenda do Pantanal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ali, ela testemunhou o amor que nasceu entre Marcelo (Lucas Leto), seu filho, e Guta (Julia Dalavia), da relação de Tenório e Maria. Por isso, precisou reviver seu doloroso passado e contar à família que o primogênito era filho biológico de seu estuprador.

A hora da virada

Zuleica e Tenório - Aline Borges e Murilo Benício - Pantanal

LEIA TAMBÉM:

Além disso, Zuleica viveu a dor do luto, quando seu filho Roberto (Cauê Campos) morreu assassinado por Solano (Rafael Sieg). Em breve, outra tragédia acontecerá na vida da enfermeira, já que Tenório perderá a vida num confronto com Alcides (Juliano Cazarré).

No entanto, apesar das inúmeras desgraças, Zuleica terá direito a um final feliz. E não, não será um novo amor, ou um prêmio na loteria que devolverá à mãe de Renato (Gabriel Santana) a alegria de viver. Na verdade, Zuleica encontrará a paz a partir de um improvável acordo com Maria Bruaca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

União das mulheres

Maria Bruaca - Isabel Teixeira - Pantanal

Zuleica passou anos de sua vida sabendo que dividia Tenório com Maria. Já a “rival” nem ao menos sabia da existência da segunda esposa de seu marido. Mas, quando descobriu, passou a nutrir um verdadeiro ódio pela mulher.

Esta rivalidade chegará ao fim com a morte de Tenório. Ao se tornarem viúvas, Zuleica e Maria passarão a viver juntas e em paz nas terras do marido. Ao lado dos filhos, as duas farão uma parceria com José Leôncio (Marcos Palmeira) e irão administrar os negócios da fazenda.

Aline Borges, intérprete de Zuleica, mostrou-se bastante satisfeita com o desfecho de sua personagem na obra atualizada por Bruno Luperi.

“O autor foi muito generoso com a história dessa mulher, e ele pensou em valorizar e colocar essa mulher preta no lugar que ela realmente merece estar nesse país”, disse, em entrevista à Folha de S. Paulo.

Mudança

Pantanal

Na primeira versão de Pantanal, escrita por Benedito Ruy Barbosa para a Manchete em 1990, a união entre Maria Bruaca (Angela Leal) e Zuleica (Rosamaria Murtinho) não aconteceu. Originalmente, Maria partia do Pantanal acompanhada de Alcides (Angelo Antonio).

Enquanto isso, Zuleica terminava a novela sozinha. Ela passava a ajudar na administração da fazenda, que era tocada pelos herdeiros de Tenório (Antonio Petrin).

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.