Durante quase 30 anos, Derico era visto na telinha tocando seu sax na banda dos programas de Jô Soares. Mais que um músico, o artista era o “Assessor para Assuntos Aleatórios” do apresentador, o que o tornou um dos mais famosos rostos do conjunto – que já foi Quinteto Onze e Meia, Sexteto do Jô e, nos últimos anos, Quarteto do Jô.

Jô Soares

Após o fim do Programa do Jô, Derico Sciotti recebeu um convite para voltar à TV, como participante de um reality show da Record. No entanto, o músico recusou a oferta e preferiu se dedicar a shows em shoppings centers e outros projetos.

[anuncio_1]

Jurado

Programa do Jô - Derico
Divulgação / Globo

Em 2018, a Record lançava Canta Comigo, talent show musical inicialmente apresentado por Gugu Liberato (1959-2019). O diferencial do novo formato prestes a estrear era que o candidato precisava enfrentar um “paredão” de jurados, composto por 100 pessoas da área da música.

Músico conhecido e reconhecido, Derico foi convidado para ser um entre os 100 jurados da atração. No entanto, o artista recusou a oferta. Além do cachê considerado baixo – na época, de R$ 5 mil –, Derico já se dedicava a outros projetos pessoais.

Ao deixar a Globo, o saxofonista passou a atuar como palestrante e fazer apresentações musicais em shoppings centers. Seu objetivo era formar plateia para a música instrumental e, portanto, o artista avaliou que tocar em shoppings contribuiria para promover a difusão desta arte.

Outros caminhos

Programa do Jô - Bira e Derico
Divulgação / Globo

Em entrevista ao site Notícias da TV, em junho de 2018, Derico afirmou que não foi o cachê baixo o principal motivo para que ele não aceitasse fazer parte do Canta Comigo.

“Ficaram bem interessados na minha participação, mas eu falei não. Não é a minha, não gosto de julgar, quem sou eu pra falar quem é bom e quem é ruim? É coisa da minha consciência, da minha conduta. Não fazia parte do que eu estou pretendendo pro meu futuro, mas estou aberto a todas as propostas”, afirmou.

Na época, além de apresentações em shoppings e palestras, Derico também se dedicava ao Derico Music Truck, um projeto pessoal seu, no qual fazia shows itinerantes acompanhados de músicos da cidade por onde passava seu caminhão. Ele também tinha planos de fazer um musical com seus ex-parceiros do Programa do Jô, Ubirajara dos Reis (Bira), Osmar Barutti (Osmar) e Milton Brito (Miltinho).

Volta à TV

Derico
Reprodução / Globo

Em março de 2022, Derico falou à Veja São Paulo sobre seus projetos. O músico afirmou que, com a morte de Bira, em 2019, um retorno do Quarteto ficou inviável. No entanto, ele continuava com seu projeto Derico Music Truck e tinha planos de levá-lo à TV.

“Tenho um podcast de entrevistas, o Derico Convida. O programa seduziu uma TV fechada, que pertence a um canal aberto [não revelou qual]. Vamos fazer um programa meu na TV fechada, o Derico Convida. Não tem data, mas é para breve. A TV aberta [do grupo] quer inserir o [Derico Music] Truck em um programa nacional, uma pílula de cinco ou dez minutos. Então, vou voltar”, prometeu, na época.

Derico, de fato, estrelou um projeto televisivo. Ele assinou com a EPTV, afiliada da Globo no interior de São Paulo e no Sul de Minas, para o programa intitulado Na Estrada com Derico. Assim, mesmo que regionalmente, seus fãs conseguem matar as saudades!

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor