Todo programa de auditório precisa de alegria e animação. E uma pessoa que ficou famosa por animar a plateia nos programas do Gugu e de Silvio Santos foi Ailton Alves Sampaio de Lima, o Liminha, que se tornou um símbolo do SBT.

O profissional começou a trabalhar na emissora de Silvio Santos em 1981 e hoje é um dos funcionários mais antigos do canal. Mas, nem tudo foi alegria na vida de Liminha, que teve que se afastar da plateia para cuidar de sua saúde.

Um susto durante as gravações

Programa Silvio Santos

Em outubro de 2018, durante uma gravação do Programa Silvio Santos, Liminha passou mal e, ao ser atendido pela equipe médica do SBT, foi constatado que ele estava com a pressão sanguínea muito alta. O animador foi levado às pressas para o hospital e internado imediatamente.

A primeira coisa que os médicos investigaram foi se Liminha tinha sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Nos exames, a hipótese foi descartada, mas ele continuou internado por mais sete dias. O diagnóstico definitivo constatou que ele tinha a Paralisia de Bell, que ocorre de forma repentina e é causada pelo enfraquecimento dos músculos, atingindo um dos lados do rosto temporariamente.

“Depois de sete dias do susto… Com a dicção defasada, mas vejo evolução. Na luta… Vamos embora que sabemos que pode ser reversível esse quadro, desistir jamais”, escreveu Liminha nas redes sociais após receber alta.

“Estou lutando pela minha vida”

Em entrevista à Revista Quem no dia 29 de outubro de 2019 Liminha revelou que a luta contra a paralisia só foi possível graças ao apoio de sua esposa, Fernanda.

“Estou lutando pela minha vida. Sou grato a minha mulher, Fernanda Fiuza, que parou a vida dela para cuidar da minha. Ela é um anjo da guarda. Tenho muita gratidão à vida. Tudo depende de paciência, esperança e da família. Meu trabalho também é minha família e muito importante na minha vida”, declarou ele.

O animador teve que ficar afastado, fazendo sessões de fisioterapia para ter de volta o movimento do rosto e da dicção. Ele voltou a trabalhar no ano seguinte e o momento mais emocionante do seu retorno foi no Teleton de 2019. Emocionado, ele se ajoelhou no palco e agradeceu o apoio de todos.

“Quero agradecer a Deus, pois achei que não estaria presente nesse Teleton. Eu passei por um problema que mexeu muito comigo e achei que não ia dar. Mas o amor mexe com a gente. Quero agradecer de todo coração o carinho do público, das pessoas. Um beijo do Liminha para vocês!”, desabafou.

Escolha entre o amigo e o Patrão

Liminha trabalhou com grandes apresentadores do SBT, incluindo Gugu Liberato, que acabou se tornando um grande amigo do animador de plateia. No meio do auditório, ele agitava o público do Domingo Legal e do Sabadão. Quando o apresentador assinou com a Record, ele recebeu uma grande proposta, mas decidiu ficar na emissora de Silvio Santos.

“Quando o Gugu deixou o SBT, ele me convidou para ir com ele. Primeiro, duplicou meu salário. Depois de um tempo, voltou a me ligar e triplicou a oferta, oferecendo ainda uma boa grana para que eu trocasse de emissora. Optei em ficar com o Silvio Santos, que estava precisando muito do meu trabalho”, contou ao Natelinha em 22 de novembro de 2021.

Liminha continua na ativa e no SBT, auxiliando Silvio Santos e Patrícia Abravanel na condução do programa todo domingo.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor