A atriz Aracy Balabanian faleceu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos. Ela lutava contra um câncer de pulmão, descoberto no final do ano passado. Segundo pessoas próximas à artista, ela já estava em estado terminal e recebendo cuidados paliativos há algum tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes da enfermidade, Aracy já havia diminuído consideravelmente o ritmo de trabalho.
Suas últimas aparições na TV foram breves. Sol Nascente, exibida pela Globo no horário das seis, há sete anos, foi a última novela inteira da atriz que, em mais de sete décadas dedicadas à arte, acumulou grandes sucessos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Despedida das novelas
Em Sol Nascente, Aracy Balabanian viveu Gepinna, matriarca da família De Angeli. A produção possibilitou reencontros à atriz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Marcello Novaes interpretou Vittorio, filho de Gepinna, repetindo o parentesco de Geraldo e Dona Armênia, de Rainha da Sucata (1990) e Deus nos Acuda (1992) – uma das personagens de maior sucesso da trajetória de Aracy.
Claudia Ohana, a ex-nora Loretta, foi sobrinha da artista em A Próxima Vítima (1995): Isabela e Filomena Ferreto.
Já Walther Negrão, um dos autores, respondeu pelo texto de Marcados pelo Amor (1964, Record), primeira novela de Balabanian. Com Geraldo Vietri, Negrão assinou Antônio Maria (1968, Tupi) e Nino, o Italianinho (1969, Tupi), tramas que a projetaram como protagonista.
O novelista também conduziu O Primeiro Amor (1972), folhetim de estreia dela na Globo.
Leia também: Fritura? Narrador abre o jogo sobre sua situação na Globo: “Não vai rolar”
Participações especiais
Após Sol Nascente, Aracy Balabanian deu o ar de sua graça em poucos capítulos de Pega Pega (2017) e Malhação – Vidas Brasileiras (2018). O último trabalho na telinha foi o especial natalino Juntos a Magia Acontece, de 2019.
No mesmo ano, Aracy marcou presença em Sai de Baixo – O Filme. A veterana reviveu Cassandra Mathias Sayão, tipo marcante do humorístico exibido pela Globo nas noites de domingo entre 1996 e 2002.
Sem a vitalidade dos tempos em que gravava a atração no teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, Balabanian foi pouco exigida pelo roteiro, dominado pelos colegas Marisa Orth, Miguel Falabella e Tom Cavalcante.
Estado terminal
Ano passado, a atriz concedeu uma entrevista ao Conversa com Bial. A última aparição pública se deu em julho, através do Instagram, em um clique ao lado de Luca, caçula da colega Claudia Raia.
Em entrevista à revista Quem, Cris, secretária particular de Aracy Balabanian, confirmou que ela estava em estado terminal, contando apenas com cuidados paliativos.
“Ela estava internada desde a última quinta, teve uma piora e a levamos ao hospital. Quando ela deu entrada na Clínica São Vicente, e os médicos, inclusive o médico particular dela, já nos falaram que era apenas uma questão de mantê-la confortável, sem dor. Já estávamos cientes que era o fim”, desabafou.