Paralisia: câncer raro deixou sequela em atriz que brilhou na Globo
19/01/2023 às 8h16
Heloisa Périssé é um dos grandes talentos do humor da TV brasileira. Em programas clássicos, como Escolinha do Professor Raimundo, e também em novelas de grande sucesso, como Avenida Brasil, ela conquistou o público com o seu talento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2019, a atriz enfrentou o seu maior desafio: descobriu que tinha um câncer raro nas glândulas salivares. Heloísa passou por algumas cirurgias e sessões de quimioterapia e radioterapia, o que a levou ao afastamento do trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma sequela do câncer
LEIA TAMBÉM:
● Autor de Terra e Paixão deletou atriz que criticou novela: “Nunca mais”
● Após descobrir câncer, astro da Globo questionou Deus: “Por que eu?”
● De volta à Globo, atriz descobriu traição ao vivo pela TV: “Meu mundo caiu”
Foram quase dois anos de tratamento intensivo, que resultou na cura do câncer. A atriz voltou a trabalhar, mas teve que lidar com uma sequela que a doença deixou e que afetava diretamente o seu trabalho.
“Eu gravei um programa com meu querido amigo Alê de Souza [maquiador e fotógrafo] e disse a ele que estava meio receosa por conta da minha boca, de aparecer assim, com ela ainda tortinha. Ele disse que era isso mesmo, aparecer como sou e como estou. E decidi gravar. Foi muito interessante”, disse a atriz ao jornal Extra em 17 de maio de 2020.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Heloisa passou a fazer sessões de fisioterapia para que a paralisia parcial na boca sumisse. Mesmo com toda a insegurança, ela seguiu em frente com o seu trabalho.
“Porque faz parte dessa história que eu vivi, é uma marca temporária. Passei por nove horas de cirurgia, os nervos tiveram que ser refeitos e estão voltando aos poucos ao normal da musculatura. Já melhorou bastante. Mas por enquanto é assim que está e vai ficar. E eu não vou ficar sem sorrir”, declarou firmemente.
De volta ao trabalho
O primeiro trabalho da atriz depois da cura do câncer foi na série A Vila (foto acima), exibida pelo Multishow em 2020. Para ela, o trabalho foi fundamental no início da recuperação.
“Na época de voltar ao trabalho, me perguntaram se eu queria fazer. E eu respondi: ‘Quero, não, eu preciso fazer’. Foi meu primeiro trabalho após enfrentar o câncer, e foi providencial para mim, um trabalho onde você se alimenta muito. Entre amigos e comediantes, tudo muito propício para a cura”, contou Périssé à Folha de S. Paulo em 5 de maio de 2020.
A cura e a fé
Vivendo Socorro na série Cine Holliúdy (na foto acima, ao lado de Stepan Nercessian), exibida pela Globo, Heloisa segue firme na carreira, totalmente recuperada das sequelas da doença. Em entrevista ao Altas Horas, em dezembro de 2021, ela afirmou que não é uma guerreira, mas que a fé foi sua grande fortaleza.
“Não sou uma guerreira, passei uma questão e agradeço a Deus porque a fé não entrou na minha vida naquele momento, eu só fiz valer. Digo para as pessoas que me escrevem: creia que você vai alcançar seu objetivo, mas, mais do que isso, é colocar sua vida na mão de quem sabe de todas as coisas”, disse.