André Santana

Pantanal tem testado a paciência do público de várias maneiras. Além do ritmo devagar quase parando das últimas semanas, quando nada verdadeiramente relevante aconteceu na novela de Benedito Ruy Barbosa, a trama ainda conta com uma galeria de personagens irritantes, dos quais é difícil defender.

Pantanal

A chatice já começa com os protagonistas do enredo atualizado por Bruno Luperi. Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guilen) formam um dos casais mais irritantes da história recente dos folhetins. É bem difícil torcer por um final feliz quando os dois nada fazem para merecê-los.

A começar pela inconstância de Jove. O jovem já começou a trama mostrando não ser muito confiável, ao se envolver com Nayara (Victoria Rossetti) e Guta (Julia Dalavia) e, depois, se afastar sem nem ao menos avisar. Depois, forçou uma barra com Juma, ao ponto de praticamente forçá-la a ir com ele para o Rio de Janeiro.

Pantanal

Ao mesmo tempo, Jove manteve uma postura arrogante diante da fortuna de seu pai, José Leôncio (Marcos Palmeira), que enriqueceu criando gado. O rapaz disparou críticas e mais críticas a respeito do modo de viver do progenitor. Mas, tempos depois, mudou da água para o vinho e decidiu ele mesmo assumir os negócios do pai, para o orgulho de José Leôncio. Porém, ele ficou tão cego com a missão que acabou deixando Juma em segundo plano, além de tratar os irmãos com desdém.

Enquanto isso, Juma encheu o saco repetindo sem parar que queria voltar para casa. Depois, ficou irritada quando Jove disse que não queria se casar e viver com ela na tapera. Inflexível, a “mulher-onça” demonstra ser tão cabeça-dura quanto seu pretendente.

Palestrinha

Julia Dalavia

Mas Juma e Jove não são os únicos personagens irritantes de Pantanal. Guta também não é das criaturas mais agradáveis. A jovem tem uma cabeça legal e defende seus pontos de vista com excelentes argumentos. Mas parece ter dificuldade em colocar na prática tudo o que prega.

Guta tem ideais feministas e preza muito a liberdade. No entanto, ao mesmo tempo em que defende o direito das mulheres quanto ao seu próprio corpo e suas atitudes, ela condena a mãe, Maria Bruaca (Isabel Teixeira), quando a dona de casa busca esta mesma liberdade.

Tão incoerente quanto a maneira como ela trata a mãe é seu próprio estilo de vida. Guta estudou fora justamente em busca de sua própria independência, mas não parece se incomodar em viver às custas do pai, Tenório (Murilo Benício), mesmo sem poupá-lo de críticas. Em suma: Guta fala muito, mas faz pouco.

Rio de Janeiro

Pantanal

O núcleo do Rio de Janeiro já desapareceu de Pantanal, mas, enquanto esteve no ar, irritou muita gente. Praticamente ninguém se salvava no clã dos Novaes, que reunia uma galeria de tipos insuportáveis.

Madeleine (Karine Teles), por exemplo, irritava com sua obsessão pelas redes sociais. A influencer não demonstrava importância por mais nada que não fosse seus seguidores ou seus “likes”. Para piorar, ela criou um “filhote”, Nayara, que embarcou em sua onda e ficou tão insuportável quanto sua “mestra”.

O jeito inerte e pouco produtivo de Gustavo (Caco Ciocler) também irritou. O casal formado pelo terapeuta e Nayara se mostrou igualmente chato, fazendo o público torcer para que eles desaparecessem logo do enredo.

Irma (Camila Morgado), uma das remanescentes do núcleo, também irritou bastante com seu jeito sonso, sempre atrás dos ex-namorados da irmã. Mais surreal ainda foi sua mudança para o Pantanal, onde se instalou na casa de José Leôncio e logo se mostrou muito à vontade, participando ativamente das discussões domésticas. Que sem noção!

Os Leôncio

Marcos Palmeira

Se os Novaes não são nenhum exemplo de simpatia, os Leôncio não ficam atrás. José Leôncio, por exemplo, tem rompantes insuportáveis de autoritarismo. Se as coisas não saem exatamente como ele quer, lá vem desaforo.

José Leôncio demonstra dificuldades em lidar com opiniões contrárias às suas. Além disso, tem atitudes machistas que já deveriam ter sido superadas há tempos. A maneira como ele trata Filó (Dira Paes), que é sua mulher há anos, mas nunca ocupou de verdade este lugar, é um claro exemplo disso.

O fazendeiro também costuma fazer distinção entre os filhos, uma atitude um tanto controversa. Ele não esconde sua preferência por Jove, enquanto Tadeu (José Loreto) e José Lucas (Irandhir Santos) ainda dormem com os peões, mesmo já tendo sido reconhecidos por José Leôncio.

Mas Tadeu e José Lucas não ficam atrás no quesito chatice. O primeiro irrita com sua obsessão pela tal sela de prata, que ninguém se importa mais. Já o outro incomoda com a maneira incisiva com que cerca Juma.

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André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor