Pacote de estreias do SBT tem dois acertos e um erro grave
18/03/2024 às 13h52
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O SBT vem fazendo uma ampla reforma em sua programação. A emissora, disposta a recuperar a audiência perdida nos últimos anos, lança várias novas atrações, como o matinal Chega Mais, o vespertino Tá na Hora e o semanal É Tudo Nosso.
Porém, até aqui, apenas o novo SBT Brasil e o Circo do Tiru disseram a que vieram. Os dois programas são os únicos do pacote de novidades que parecem dialogar com o público da emissora, que é, reconhecidamente, uma estação popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já as demais atrações terão que passar por ajustes para conquistar os fãs do canal de Silvio Santos.
Emissora popular
O SBT é uma emissora que se construiu buscando ser a “TV do povão”. Silvio Santos optou por concorrer com a Globo indo na contramão da líder de audiência, que sempre foi considerada mais elitista. A ideia sempre foi ser uma alternativa mais popular.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
A opção acabou imprimindo uma identidade muito própria ao SBT. A emissora se tornou a TV dos auditórios, dos grandes comunicadores, da distribuição de prêmios e da diversão. É um canal que não teve vergonha do colorido. Tanto que o ar “cafona” faz parte do show.
Dentro deste contexto, o novo SBT Brasil e o Circo do Tiru se mostram como os maiores acertos da nova programação da emissora. Os dois programas conseguiram absorver o DNA do SBT, mostrando potencial para cair nas graças do público do canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dois acertos
O maior acerto do SBT Brasil é se livrar do jeito engessado de se fazer jornalismo no horário nobre. César Filho é um comunicador popular bem identificado junto ao público do canal. Ao colocá-lo de pé, conversando com o público, o SBT estabelece um diálogo com sua audiência. O jornal está a cara da emissora, e isso é positivo.
O Circo do Tiru, atração dos sábados do canal, também demonstra muita afinidade com o jeito SBT de ser. Tirullipa levou o circo para a TV, usando o picadeiro como um palco de um programa de auditório dos mais tradicionais.
Na atração, números circenses convivem com games, entrevistas e musicais. Ou seja, é um grande programa de auditório, formato consagrado por Silvio Santos e seus “apresentadores-seguidores”. Com isso, consegue alcançar o público que sempre assistiu ao canal.
Um erro
Neste contexto, o Chega Mais se mostra como o maior erro da nova grade até aqui. O programa de Regina Volpato, Michelle Barros e Paulo Mathias peca pela maneira fria com que se apresenta ao público. Falta o calor dos programas tradicionais do SBT.
O matinal, inclusive, apostou em receitas mais refinadas em sua primeira semana, o que deu um ar elitista à atração. Um erro, já que foge da pegada popular que o canal sempre ostentou.
Enquanto isso, o É Tudo Nosso fica no meio do caminho. O barulho e o caos do programa de Benjamin Black remete aos tempos dos auditórios menos engessados.
No entanto, fica a dúvida sobre a durabilidade de uma atração tão “intensa”. Corre-se o risco de a fórmula se esgotar rapidamente.