Em 1993, Benedito Ruy Barbosa voltava à Globo após fazer sucesso na TV Manchete com Pantanal (1990) e emplacava um novo êxito, Renascer. A trama rural se tornou uma das maiores audiências da faixa das 20 horas da emissora na década de 1990.

Maria Luisa Mendonça e Gabriela Medeiros
Maria Luisa Mendonça e Gabriela Medeiros

Mais de 30 anos depois, a saga de José Inocêncio ganha uma nova versão na tela da Globo, desta vez assinada por Bruno Luperi, neto do autor original.

Compare o elenco das duas versões de Renascer:

Em 1993, o ator Antonio Fagundes mostrava toda a sua versatilidade como José Inocêncio, protagonista de Renascer. Ele vinha de O Dono do Mundo (1991), na qual viveu um vilão urbano, e convenceu como o produtor de cacau. Em 2024, Marcos Palmeira assumiu o papel.

Antonio Fagundes e Marcos Palmeira
Antonio Fagundes e Marcos Palmeira

Marcos Palmeira, aliás, que estava na primeira versão da novela como João Pedro, o caçula rejeitado do protagonista. Agora, o personagem é vivido por Juan Paiva, destaque de Um Lugar ao Sol (2021) e outras produções.

Adriana Esteves ficou traumatizada com a rejeição do público à dúbia Mariana, que despertou a paixão de José Inocêncio e João Pedro. Ela ficou três anos afastada das novelas por conta do que aconteceu. Agora, é Theresa Fonseca quem experimenta rejeição semelhante.

Na primeira versão de Renascer, Marco Ricca fazia sua estreia em novelas como José Augusto, filho mais velho de José Inocêncio. Agora, o personagem é de Renan Monteiro, em seu personagem de maior destaque na TV até aqui.

Filho mais malandro do protagonista, José Bento foi interpretado por Tarcísio Filho, herdeiro do “casal 20 da teledramaturgia brasileira”, Tarcísio Meira e Gloria Menezes. Marcello Melo Jr. vive o picareta no remake.

Taumaturgo Ferreira acabou sendo excluído de Renascer por dar a José Venâncio um ar mais “sofisticado”, decretando a morte do personagem na primeira versão. Já no remake, Rodrigo Simas construiu o personagem com um leve sotaque e usando expressões típicas da vida rural.

Patrícia Pillar alcançou um novo status na carreira como Eliana na primeira versão de Renascer. No remake, a personagem é vivida por Sophie Charlotte, uma das principais atrizes de sua geração.

Patricia Pillar e Sophie Charlotte
Patricia Pillar e Sophie Charlotte

O experiente Herson Capri despertou ódio no público como o vilão Teodoro em Renascer. Na segunda versão, o personagem mudou de nome para Egídio, mas continua odioso. Vladimir Brichta encarna o mau-caráter desta vez.

A Dona Patroa da primeira versão de Renascer projetou Eliane Giardini. Já na segunda versão, o papel cabe a Camila Morgado, que já viveu várias personagens de sucesso na telinha.

Sucesso em novelas como Tieta (1989) e Meu Bem, Meu Mal (1990), Luciana Braga voltou a brilhar no horário nobre da Globo como Sandra em Renascer. No remake, a jovem é vivida por Giullia Buscacio, que atuou em tramas como Novo Mundo (2017) e Éramos Seis (2019).

Na primeira versão de Renascer, Buba era uma pessoa intersexo – na época, chamada de “hermafrodita” – e foi vivida por Maria Luisa Mendonça em sua estreia na TV. No remake, a personagem é uma mulher trans, interpretada por Gabriela Medeiros, que também é trans.

O experiente Osmar Prado fez de Tião Galinha um dos mais icônicos personagens da primeira versão de Renascer. No remake, o papel cabe a Irandhir Santos, que atuou em outros textos de Benedito Ruy Barbosa, como Meu Pedacinho de Chão (2014), Velho Chico (2016) e Pantanal (2022).

Osmar Prado e Irandhir Santos
Osmar Prado e Irandhir Santos

Tereza Seiblitz fez tanto sucesso como Joaninha na primeira versão de Renascer que acabou escalada para viver a protagonista Dara, de Explode Coração (1995), logo em seguida. Já na segunda versão, Alice Carvalho faz sua estreia em novelas com a personagem.

Padre Lívio, personagem que fez sucesso na primeira versão de Renascer, foi interpretado por Jackson Costa. Já no remake, o personagem virou Pastor Lívio, a cargo de Breno da Matta.

A veterana Chica Xavier era Inácia, a fiel governanta de José Inocêncio na primeira versão de Renascer. Já Edvana Carvalho vive a empregada no remake.

O matador Damião marcou a estreia de Jackson Antunes na televisão. Já na segunda versão de Renascer, o cantor e ator Xamã vem fazendo sucesso com o personagem.

A Ritinha da primeira versão de Renascer marcou a estreia de Isabel Fillardis nas novelas. No remake, a personagem virou filha de Inácia – parentesco que não existia originalmente – e agora é vivida por Mell Muzzillo.

Deocleciano, braço-direito de José Inocêncio, foi interpretado por Roberto Bonfim na primeira versão de Renascer. Já no remake, o personagem cabe a Jackson Antunes.

A saudosa atriz Regina Dourado fez sucesso como Morena em Renascer. No remake, a personagem é interpretada por Ana Cecília Costa.

Regina Maria Dourado e Ana Cecília Costa
Regina Maria Dourado e Ana Cecília Costa

Em Renascer, Zinho era o melhor amigo de João Pedro e vivido pelo ator Cosme dos Santos. No remake, ele virou Zinha, interpretada pela atriz Samantha Jones.

Filha de Débora Duarte e neta de Lima Duarte, a atriz Paloma Duarte estreou em novelas como Teca em Renascer. Na segunda versão, a adolescente é vivida pela atriz Lívia Silva.

O libanês Rachid de Renascer foi um tipo marcante da carreira de Luís Carlos Arutin. Na nova versão da novela, o ator e cantor Almir Sater vive o comerciante.

Em Renascer, Norberto está sempre sabendo de tudo o que acontece na zona rural de Ilhéus. O personagem foi vivido pelo veterano Nelson Xavier na primeira versão e, agora, foi entregue ao consagrado Matheus Nachtergaele.

O experiente Jofre Soares viveu o Padre Santo na primeira versão de Renascer. Já no remake, o sacerdote é interpretado pelo ator Chico Diaz.

A professora Lu marcou a carreira de Leila Lopes na primeira versão de Renascer. Eli Ferreira interpreta a educadora na nova versão da obra.

Claudia Lira interpretou Kika, a namorada de José Bento na versão de 1993 de Renascer. No remake, a personagem é vivida por Juliane Araújo.

Cláudia Lira e Juliane Araújo
Cláudia Lira e Juliane Araújo

Pitoco e Neno são os amigos de Teca em Renascer. Em 1993, os garotos foram interpretados por Oberdan Junior e Cassiano Carneiro. Atualmente, eles são vividos por Juan Queiroz e Gabriel Lima da Silva.

Na primeira versão de Renascer, Du, namorado de Teca, era apenas citado. Mas, no remake, o personagem apareceu, interpretado por José Duboc.

Em 1993, Eliana contratou o detetive Egberto, vivido por José de Abreu, para investigar Buba. No remake, o personagem foi substituído por Eriberto, amigo de Venâncio, interpretado por Pedro Neschling.

Já Chico, o pai de Ritinha, aparecia brevemente, numa participação especial de Grande Otelo. Na segunda versão, o personagem foi totalmente reformulado, transformando-se num matador e tendo sua participação ampliada. O indígena Mac Suara viveu o papel.

A primeira versão de Renascer contava ainda com Rafael (Kadu Moliterno), Aurora (Mara Carvalho), Lurdinha (Íris Nascimento), Tarcísio (Evandro Monteiro) e o delegado Olavo (Cecil Thiré). Ainda não se sabe se algum deles vai aparecer no remake.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor