Onde Renascer foi gravada? Globo foi obrigada a fazer mudança

Saiba onde foi gravado o remake da novela e as mudanças que a Globo teve que fazer em relação ao original

Whatsapp

Nova novela das nove da Globo, o remake de Renascer se passa na Bahia – assim como a versão original – e teve cenas gravadas em vários locais do estado. No entanto, a trama perdeu um importante cenário, que teve de ser substituído.

Humberto Carrão como José Inocêncio em Renascer
Humberto Carrão como José Inocêncio em Renascer (divulgação/Globo)

Baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa, a trama escrita por Bruno Luperi que conta a saga de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) é ambientada na região cacaueira de Ilhéus.

As gravações, que tiveram início em outubro de 2023, se dividiram entre o estado baiano e o Rio de Janeiro, onde está localizada a cidade cenográfica nos Estúdios Globo, além do cenário de uma das cenas mais marcantes do folhetim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Onde foi gravada a novela Renascer?

 

Leia mais

Cidade localizada no Sul da Bahia, região em que se passa a história, Ilhéus foi escolhida para iniciar as gravações em cenas que serão vistas nas duas fases da trama. Uma equipe da Globo com 200 profissionais (entre elenco, produção e direção) passou três semanas no lugar para rodar as sequências.

No local, a equipe da novela usou as fazendas produtoras de cacau da região como cenário para a maioria das cenas gravadas para ambientar, por exemplo, a propriedade do protagonista José Inocêncio.

Foi utilizada, inclusive, a Fazenda Primavera, que serviu de locação para a primeira versão do folhetim, em 1993. Estiveram por lá Humberto Carrão, Duda Santos, Adanilo, Evaldo Macarrão, Antonio Calloni e Enrique Diaz, que participam da primeira fase da história, além de Edvana Carvalho, que vive Inácia nas duas fases.

Outro local utilizado para rodar cenas da primeira fase da saga foi a Lagoa Encantada, que tem um espelho d’água de 15 km², além de outras cachoeiras da região, como a Véu da Noiva.

Essas belezas naturais foram usadas para ambientar a fase jovem José Inocêncio (Humberto Carrão) e de seus companheiros Deocleciano (Adanilo Reis) e Jupará (Evaldo Macarrão) com o carregamento das sacas de cacau, que é embarcado nos barcos dos anos 1990.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As gravações da segunda fase de Renascer

Marcos Palmeira e Theresa Fonseca em Renascer
Marcos Palmeira e Theresa Fonseca em Renascer

As gravações das cenas nas plantações de José Inocêncio (Marcos Palmeira) na segunda fase da trama aconteceram em uma fazenda de Uruçuca, ainda no município de Ilhéus.

Passaram por lá os atores Juan Paiva (João Pedro), Theresa Fonseca (Mariana), Jackson Antunes (Deocleciano), Samantha Jones (Zinha), Xamã (Damião), Marcello Melo Jr. (José Bento) e Rodrigo Simas (José Venâncio).

Além disso, também foram gravadas cenas no centro histórico de Ilhéus. Lá, foram usadas como locações o tradicional restaurante Vesúvio e a Casa de Cultura Jorge Amado.

As cenas aparecem na segunda fase da novela e tiveram as participações de Marcos Palmeira e Theresa Fonseca, que interpretam José Inocêncio e Mariana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cenário trocado

Marcos Palmeira, Juan Paiva e Thereza Fonseca em Renascer
Marcos Palmeira, Juan Paiva e Thereza Fonseca em Renascer

No entanto, o jequitibá-rei que é protagonista de uma das cenas mais impactantes de Renascer, precisou ser trocado. A árvore apareceu logo na primeira cena do folhetim, quando Inocêncio faz um juramento dizendo que não vai morrer nunca.

Na primeira versão da trama, a novela utilizou uma árvore que era considerada a mais antiga do Brasil, com mais de 3 mil anos e aproximadamente 40 metros de altura. A planta ficava no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP).

Porém, nos últimos 30 anos, a árvore sofreu com ações do tempo e acabou sendo atingida por um raio, o que ocasionou sua morte, de acordo com a produção da Globo.

Para refazer a cena, a equipe de Renascer buscou outro local para gravar a cena em que José Inocêncio (Humberto Carrão) aparece fazendo o juramento aos pés da árvore. O escolhido foi um jequitibá-rosa de quase 40 metros de altura que se encontra no Parque dos Três Picos, em Cachoeiras do Macacu, no Rio de Janeiro.

Com 197 capítulos, Renascer ficará no ar até setembro na faixa das nove da Globo. Nos próximos meses, a equipe da novela deve retornar a Bahia para gravar novas cenas.

Whatsapp


Leia também