– Cobi foi o mascote da Olimpíada de Barcelona, realizada entre 25 de julho e 9 de agosto de 1992.

– A figura era um cão da taça Gos d’Atura, também conhecida como Pastor-catalão, criada principalmente na Espanha.

– Além dos traços animais, Cobi tinha inspiração cubista.

– O personagem foi criado pelo designer espanhol Javier Mariscal, famoso por seus murais e cadeiras.

– Cobi foi lançado em março de 1988, quatro anos antes dos jogos. Antes de ser escolhido, o projeto passou por uma rigorosa seleção.

– A princípio, o personagem não foi bem recebido. Porém, com o passar do tempo, entrou para a história como um dos mascotes mais amados da história dos Jogos Olímpicos.

– Em 1991, Cobi ganhou uma série animada, The Cobi Troupe. Ao longo de 26 episódios, o cachorro e sua turma viviam muitas aventuras em Barcelona.

– Outra personagem que aparecia no desenho era Petra, uma menina estilizada, sem braços, mascote dos Jogos Paralímpicos do mesmo ano.

– Na animação, a turma de Cobi enfrentava o malvado Doutor Normal, que sempre tinha planos malignos para o futuro do mundo.

– No Brasil, a produção foi intitulada Cobi e sua Turma.

– Por aqui, o desenho animado fez sucesso ao ser exibido no infantil Glub Glub (TV Cultura), durante a primeira metade da década de 90.

– O personagem foi considerado o mascote mais rentável de toda a história olímpica, segundo o Comitê Olímpico Internacional.

– O mascote Cobi foi imortalizado em uma estátua no local onde funcionou a Vila Olímpica de Barcelona. A escultura está lá até hoje, sendo um dos principais pontos turísticos da região.

Veja também: Por onde anda o elenco de Quatro por Quatro?

Veja também: Por onde anda o elenco de Vamp?

Veja também: Qual novela das 7 passava quando você nasceu?

Veja também: Qual novela das 8 passava quando você nasceu?

Especial: Há 33 anos, entrava no ar a Rede Manchete


Compartilhar.
Avatar photo

Alexandre Pequeno é jornalista e apaixonado pelas novelas brasileiras desde a infância. A paixão foi tanta que seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre a novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos. Em 2018, lançou o canal Novelando, onde aborda, de forma bem humorada, sobre as tramas que marcaram a história da TV. Já publicou contos e crônicas em antologias nacionais Leia todos os textos do autor