Oficial: Globo surpreende e marca data para volta de Irmãos Coragem

Clássico da teledramaturgia brasileira já tem data para um retorno

Whatsapp

Considerada uma das novelas mais importantes da história da teledramaturgia nacional, Irmãos Coragem (1970) já tem data para voltar ao ar. Mas não será um novo remake, como chegou a ser ventilado nos últimos meses. Será a versão original da novela estrelada por Tarcísio Meira, Gloria Menezes, Claudio Marzo e Claudio Cavalcanti que terá uma nova chance.

Tarcísio Meira e Glória Menezes
Tarcísio Meira e Gloria Menezes

Escrita por Janete Clair, a novela que marcou uma época voltará por meio do projeto Resgate, do Globoplay. O folhetim foi o escolhido para encerrar o projeto que disponibiliza, a cada duas semanas, a íntegra de uma novela dos arquivos da Globo no streaming.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim do Projeto Resgate

 

Lançado em 2020, o Projeto Resgate vem fazendo a alegria do noveleiro nostálgico ao trazer, a cada duas semanas, uma novela dos arquivos da Globo de volta no Globoplay. Mas a ação que resgata a história da teledramaturgia da emissora já tem data para chegar ao fim.

Leia mais

Em 2027, a Globo já deverá ter disponibilizado todas as suas novelas com condições de serem resgatadas. Com isso, o catálogo do Globoplay ficará recheado de atrações e o Projeto Resgate será finalizado.

Mas a ideia é encerrá-lo em grande estilo. Tanto que Erick Bretas, diretor de produtos digitais e canais pagos da Globo, já definiu que será Irmãos Coragem a novela que vai encerrar o projeto que ajudou a impulsionar o Globoplay.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Volta de Irmãos Coragem

Irmãos Coragem
Irmãos Coragem

Foi o próprio Erick Bretas quem confirmou a informação por meio de uma conversa no X (antigo Twitter).

“Os 133 capítulos do compacto da edição original de 1970 [de Irmãos Coragem]. É a sobrevivente mais antiga do acervo. Simbolicamente, vai encerrar o Projeto Resgate em 2027”, afirmou Bretas.

Ou seja, o diretor confirmou que o Projeto Resgate chegará ao fim dentro de três anos. E que Irmãos Coragem será a última novela a ser resgatada por meio da ação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novela histórica

Irmãos Coragem
Irmãos Coragem (Reprodução / Web)

Irmãos Coragem é parte importante da história da teledramaturgia brasileira. Janete Clair firmou seu nome como uma das grandes novelistas do país ao criar uma história de aventura, que foi capaz, inclusive, de atrair os homens para os folhetins – até então, novela era considerada algo feito para mulheres.

A trama gira em torno de três irmãos que buscavam um diamante roubado. A saga de João (Tarcísio Meira), Duda (Claudio Marzo) e Jerônimo Coragem (Claudio Cavalcanti) era cheia de ação, o que deu um ar western ao melodrama. A novela também tinha o futebol como um dos panos de fundo, o que também agradou à plateia masculina.

Irmãos Coragem é uma novela tão importante que foi ela a escolhida pela Globo para celebrar seus 30 anos, em 1995. Para marcar a efeméride, a emissora apostou num remake da história, escrita por Dias Gomes – viúvo de Janete Clair. Porém, desta vez, a novela não caiu nas graças do público. Muita gente considerou a trama pesada demais para a faixa das 18 horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rumores de remake

Irmãos Coragem
Letícia Sabatella e Marcos Palmeira em Irmãos Coragem (divulgação/Globo)

Curiosamente, a mesma Irmãos Coragem surgiu em meio a rumores sobre próximos remakes a serem produzidos pela Globo. A emissora, nos últimos anos, ampliou a oferta de novas versões de novelas clássicas e a trama de Janete Clair entrou no radar.

O sucesso de Pantanal (2022) abriu a safra de releituras da Globo, que continuou com Elas por Elas e Renascer. Vale Tudo (1988) deve ser a próxima, com estreia prevista para março de 2025.

Mas, apesar dos rumores, uma nova versão de Irmãos Coragem não deve acontecer – ao menos, não por enquanto. De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, não existe qualquer projeto nesse sentido dentro da Globo.

Whatsapp


Leia também