Oficial: Globo surpreende ao trazer de volta novela de 45 anos atrás

Trama de Cassiano Gabus Mendes é considerada um clássico da faixa das sete da emissora

Whatsapp

O mês de fevereiro reserva uma boa surpresa para os noveleiros nostálgicos. Como parte do Projeto Resgate do Globoplay, a Globo traz de volta a novela Marron Glacé, sucesso do horário das sete de 1979, a partir desta segunda (12).

Sura Berditchevsky em Marron Glacê
Sura Berditchevsky em Marron Glacê

Escrita por Cassiano Gabus Mendes, considerado o “rei das sete”, a trama caiu nas graças do público ao mostrar a vida e o trabalho de um grupo de garçons. A novela também conta com personagens memoráveis, como Madame Clô (Yara Cortes) e o casal Otávio (Paulo Figueiredo) e Vanessa (Sura Berditchevsky).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Clássico

Considerada mais um dentre os vários clássicos escritos por Cassiano Gabus Mendes para a faixa das sete da Globo, Marron Glacé foi exibida entre 6 de agosto de 1979 e 1º de março de 1980.

Na trama, Otávio (Paulo Figueiredo) é um homem que busca vingar a morte do pai, que foi roubado por um sócio e terminou seus dias na mais absoluta miséria. Para isso, o rapaz se muda para o Rio de Janeiro e vai trabalhar no buffet Marron Glacé, tocado por Madame Clô, a viúva do tal sócio.

Leia mais

Seu plano é se infiltrar no negócio como garçom e encontrar uma maneira de tomar posse do buffet. Lá, ele desperta a paixão de Vânia (Louise Cardoso), filha de Clô, uma mulher expansiva e simpática. Porém, Otávio acaba se apaixonando mesmo por Vanessa, a irmã de Vânia, que, inicialmente, é uma mulher amarga e arrogante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Curiosidades

Lima Duarte como Oscar em Marron Glacê
Lima Duarte como Oscar em Marron Glacê

De acordo com o portal Teledramaturgia, do pesquisador Nilson Xavier, o autor Cassiano Gabus Mendes se inspirou nos tempos em que era dono de uma boate para criar Marron Glacé. Ele notou que a vida e o cotidiano dos garçons poderiam render uma boa história.

Por isso, a novela é centrada na vida dos profissionais que trabalham no buffet. A trama também foca a vida dos garçons fora do trabalho, já que eles vivem num mesmo prédio, onde Otávio também vai morar.

Entre eles está Waldomiro (Laerte Morrone), que adora mandar nos demais garçons, mas quase sempre virava piada. Há ainda o ciumento Juliano (Ricardo Blat), casado com Shirley (Myrian Rios), e Oscar (Lima Duarte), que vive com as velhinhas Dona Beá (Ema D’Ávila) e Dona Angelina (Dirce Migliaccio).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Retorno

João Carlos Barroso e Denise Dumont em Marron Glacê
João Carlos Barroso e Denise Dumont em Marron Glacê

Os garçons de Marron Glacé fizeram tanto sucesso que até deram as caras na novela seguinte, Chega Mais (1980). Eles aparecem trabalhando na recepção do casamento de Tom (Tony Ramos) e Gelly (Sonia Braga), os protagonistas do folhetim.

A trama chegou a ser reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre março e agosto de 1982. Porém, depois disso, acabou ficando meio esquecida. Mas vai ganhar uma nova oportunidade da Globo nos próximos dias.

Marron Glacé terá seus capítulos disponibilizados no Globoplay a partir do dia 12 de fevereiro. Trata-se de mais uma atração do Projeto Resgate, que traz de volta uma novela clássica da Globo no streaming a cada duas semanas.

Whatsapp


Leia também