A onda de cancelamentos de novelas está cada vez mais forte na Globo, que atualmente exibe Elas por Elas, Família é Tudo (foto abaixo) e Renascer. Depois dos horários das nove e das seis serem atingidos, chegou a vez da faixa das sete, que teve Conta Comigo engavetada definitivamente.

Renato Góes e Nathalia Dill em Família é Tudo
Renato Góes e Nathalia Dill em Família é Tudo

Nos últimos meses, a emissora tem reavaliado projetos entregados por seus autores e vem descartando obras que não sejam consideradas populares ou que tenham altos custos de produção.

Por conta disso, tramas que tinham capítulos desenvolvidos e que foram até mesmo anunciadas acabaram sendo canceladas.

O País de Alice

Lícia Manzo
Autora Lícia Manzo (Reprodução / Web)

A primeira da “fila” foi O País de Alice, de Lícia Manzo, que estava sendo desenvolvida para substituir o remake de Elas por Elas na faixa das 18h. O folhetim, que já tinha até o elenco em fase de testes, foi cancelada em agosto do ano passado.

Os motivos seriam altos custos de produção por causa de gravações na Itália e a falta de apelo popular da história. Com isso, a Globo convocou Mário Teixeira para voltar às pressas meses depois de encerrar Mar do Sertão (2022). Com isso, confirmou No Rancho Fundo, a próxima novela do autor.

O Grande Golpe

O outro cancelamento aconteceu no horário das 21h. Desenvolvida há alguns anos, depois de receber sinal verde da direção de dramaturgia, O Grande Golpe, de Maria Helena Nascimento e Ricardo Linhares, sofreu um revés.

A trama, que passou por diversos ajustes nos últimos tempos, inclusive com capítulos reescritos, acabou sendo engavetada definitivamente neste ano. Em entrevista ao site Heloisa Tolipan, Linhares explicou o motivo.

“A minha novela com Maria Helena foi arquivada em razão dos custos. Seria sobre um jogador de futebol internacional que iria para Arábia Saudita e depois para Paris. Ajustamos o conteúdo, a pedido, mas algo além do que já havíamos feito descaracterizaria a obra. Pode ser que em algum momento ela volte, mas atualmente seria muito caro produzir”, revelou o autor.

Conta Comigo

Mauro Wilson
Mauro Wilson

A cancelada de vez é Conta Comigo, escrita por Mauro Wilson. A novela, que marcaria o retorno do autor após estrear com Quanto Mais Vida Melhor (2021), seria a substituta de Família é Tudo – que entrou no lugar de Fuzuê – na faixa das 19h.

O folhetim protagonizou um caso curioso, já que foi anunciado pela Globo no lançamento da programação 2024, realizado em outubro do ano passado, quando a rede apresentou ao mercado seus novos produtos.

Porém, uma reviravolta mudou tudo nas últimas semanas, quando a emissora resolveu adiar a trama, que estava prevista para estrear em setembro. Com a decisão, Claudia Souto – autora de Pega Pega (2017) e Cara e Coragem (2022) – foi escalada para substituir Família é Tudo com uma história que será ambientada em uma empresa de ônibus.

Só que tudo mudou novamente após uma reunião na Globo. Segundo informações do site F5, a direção de dramaturgia do canal decidiu cancelar Conta Comigo definitivamente.

A história acompanharia a trajetória de Íris, uma mulher que sofre nas mãos do marido abusivo, o prefeito corrupto Túlio Alcaraz. Ela foge de casa e recomeça a vida ao lado do mocinho Rafael no Vidigal, retornando disposta a fazer justiça.

Depois do cancelamento da novela, a Globo encomendou uma nova trama a Mauro Wilson, que começou a trabalhar no projeto.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.