Carol Duarte entrou para a história da teledramaturgia brasileira com Ivana, sua personagem em A Força do Querer (2017). Na novela de Gloria Perez, a filha de Joyce (Maria Fernanda Cândido) se descobria transgênero. A revelação à família rendeu uma cena emocionante!
Na sequência, Ivana cortou o seu próprio cabelo diante do espelho. A atitude chocou Joyce, extremamente ligada à aparência. E também impactou Carol, que recolheu uma mecha do chão para entregar a uma pessoa especial…
Mudança em nome da arte
A intérprete de Ivana / Ivan guardou fios do cabelo para dar à mãe.
“Peguei um cachinho porque a minha mãe é muito sentida com o meu cabelo. Vou dar para ela. É muito representativo para mim também. Vai ser uma descoberta de um novo tipo de feminino”, declarou, na ocasião, ao Vídeo Show.
Com apenas 26 anos, Carol Duarte segurou uma personagem difícil e importante dentro da narrativa proposta por Gloria Perez – hoje à frente de Travessia. Ela foi muito elogiada por crítica e público.
“Na hora da gravação, me veio uma memória: de um garoto [trans] que me falou que o momento mais feliz para ele foi cortar o cabelo. Na nossa sociedade, o cabelo comprido tem um significado muito feminino”, relembrou.
Debate necessário
Autora e atriz celebraram o êxito da abordagem sobre os transgêneros.
“Fico muito honrada de estar fazendo a Ivana porque abre uma discussão na casa das pessoas. Isso é muito importante… Que as pessoas vejam e falem sobre isso porque a sociedade maltrata muito quem vive isso”, destacou Carol, também ao Vídeo Show.
“A partir do momento em que você percebe que alguma coisa está acontecendo, é preciso falar sobre isso. E a novela é uma maneira de você conversar sobre o assunto. […] Para os pais, toda essa situação também é muito difícil. De repente, toda a vivência com aquela pessoa precisa ser ressignificada. Percebi nas minhas pesquisas que isso é um drama muito grande, principalmente para as mães”, declarou Gloria ao site Observatório da TV.
Carreira
Nascida em 10 de julho de 1991, em São Paulo (SP), Carol Duarte se formou pela Escola de Arte Dramática da USP (Universidade de São Paulo). Ela acumulou diversos trabalhos no teatro antes de chegar às telinhas.
Após estourar como Ivana / Ivan, a atriz seguiu no horário nobre. Ela esteve em O Sétimo Guardião (2018), como a prostituta Stefânia. A trama de Aguinaldo Silva ficou marcada pelo insucesso.
O mais recente trabalho de Carol na televisão foi a série Segunda Chamada (2019), na qual viveu a estudante Solange.