O talento e a versatilidade de Tony Ramos

Whatsapp

Ele é um de nossos atores mais completos. Já viveu personagens dos mais diversos perfis: mocinho, vilão, ambíguo, surdo-mudo, gêmeos, estrangeiros. E em todos eles, sua competência esteve presente, eternizando tipos inesquecíveis na história da teledramaturgia. Ele é nada menos que Tony Ramos, que atualmente interpreta o fazendeiro José Augusto em Tempo de Amar, atual novela das seis, que está em reta final.

José Augusto é o personagem mais rico e complexo do enredo de Alcides Nogueira e Bia Corrêa do Lago. Pai da mocinha Maria Vitória (Vitória Strada), ama muito sua filha e torce por sua felicidade, porém, a mandou para um convento após descobrir que ela se envolveu com Inácio (Bruno Cabrerizo) e ficou grávida do mocinho. Simultaneamente, teve um caso com sua governanta, a ambiciosa Delfina (Letícia Sabatella), a partir do qual nasceu Tereza (Olívia Torres), filha que ele se recusava a assumir.

No meio da história, Augusto reencontrou Maria Vitória, em uma sequência emocionante protagonizada pelos dois atores. Sentindo-se arrependido pelo sofrimento que causou à filha, fez questão de pedir perdão à moça, além de revelar que Inácio estava vivo e se casou com a vilã Lucinda (Andreia Horta), além de se envolver com a Madame Lucerne (Regina Duarte) durante sua estadia no Brasil. E, mais recentemente, de volta a Portugal, descobriu que era enganado por Delfina e que Tereza ficou grávida de Fernão (Jayme Matarazzo), que também a abandonou e se envolveu com Lucinda.

Leia mais

Todos estes desdobramentos têm rendido grandes cenas para Tony Ramos, que pôde mostrar sua competência ao lado de talentosos intérpretes, como Letícia Sabatella, Olívia Torres, Bruno Ferrari e a promissora Vitória Strada, que vem cada vez mais chamando atenção pela maturidade cênica em sua estreia. O grandioso ator honra sua escalação e tem nas mãos o personagem mais atraente do enredo, após participar da fracassada série Vade Retro, onde fez dupla com Mônica Iozzi.

Merece elogios também a sua parceria com Regina Duarte, concretizada quando Madame Lucerne tentou dar um golpe no fazendeiro. A reedição do par romântico de Rainha da Sucata (da qual Alcides foi colaborador) agradou pela intensa química dos veteranos, temperada por referências a Eduardo (personagem de Tony em Sucata) e à inesquecível vilã Laurinha Figueroa (eternizada por Glória Menezes). Entretanto, é de se lamentar que os autores não souberam aproveitar ainda mais uma parceria tão agradável, deixando Lucerne novamente avulsa e sem função.

A versatilidade é palavra de ordem na carreira de Tony. Mocinhos, vilões, tipos ambíguos, homens do interior, personagens estrangeiros, de tudo um pouco já se viu em sua brilhante trajetória, como podemos destacar: Márcio Hayala (O Astro, versão original), Riobaldo (Grande Sertão: Veredas), João Victor e Quinzinho (Baila Comigo), Álvaro (Felicidade), Clementino (Torre de Babel), Coronel Boanerges (Cabocla, remake), Nikos (Belíssima), Opash (Caminho das Índias) e Zé Maria (A Regra do Jogo). Diferentes perfis que contaram com a expertise de Tony em fantásticos desempenhos.

Deve-se também mencionar, em especial, o divertido Tonico Ladeira, de Bebê a Bordo, atualmente em cartaz no Viva. Um atrapalhado e hipocondríaco marqueteiro político, o personagem vive confundindo as palavras e ajudou Ana (Isabela Garcia) a dar à luz em uma situação totalmente atípica. Como representante do humor sagaz do autor Carlos Lombardi, marcado pelo sarcasmo mordaz, Tonico é um dos principais destaques da novela das sete de 1988, mostrando a competência de Tony na comédia. O personagem foi tão forte que inclusive inspirou a personalidade de Arthur Fortuna, vivido por Murilo Benício em Pé na Jaca (2006-07).

Tony Ramos honra o ofício de atuar e merece esse reconhecimento. Atualmente no ar com dois tipos completamente diferentes entre si, o ator emociona com o drama de José Augusto em Tempo de Amar e diverte com as loucuras de Tonico em Bebê a Bordo. Fica aqui o desejo para que seu desempenho na atual trama das seis seja lembrado nas futuras premiações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Whatsapp


Leia também