Os mais recentes capítulos de No Rancho Fundo renderam momentos de pura emoção. Após a morte de dona Manuela (Valdineia Soriano), Ariosto (Eduardo Moscovis) apareceu chorando a perda da esposa, de quem já estava separado.

Tulio Starling e Eduardo Moscovis em No Rancho Fundo
Tulio Starling e Eduardo Moscovis em No Rancho Fundo

Mas, momentos antes, o público viu Eduardo Moscovis como outro viúvo, o Rafael de Alma Gêmea (2005). Na trama do Vale a Pena Ver de Novo, o botânico nunca superou a morte de Luna (Liliana Castro), seu grande amor.

Ou seja, a Globo exibe duas novelas na sequência em que Eduardo Moscovis vive a dor de perder a esposa. A situação, que teria sido evitada pela emissora no passado, não passou despercebida pelo público.

Leia também: Foi encurtada: última novela de Fernanda Torres afundou a Globo

Os viúvos de Eduardo Moscovis

Em Alma Gêmea, Eduardo Moscovis vive Rafael, um homem amargurado por conta da morte de Luna, seu grande amor. Já em No Rancho Fundo, o ator é Ariosto, um homem rude que vivia às turras com a esposa, mas ficou abalado com o falecimento de dona Manuela.

A sequência que mostrou Ariosto chorando a morte da esposa fez o público notar que o mesmo ator vive praticamente o mesmo personagem nas duas novelas. Eduardo Moscovis vive um viúvo nas novelas exibidas às 17h e às 18h na Globo.

“Um minuto de silêncio para o Eduardo Moscovis que perdeu as esposas nas duas novelas em que ele está no ar”, escreveu o perfil Nave X na rede social X (ex-Twitter).

Leia também: Globo surpreende com decisão que já devia ter tomado há anos

Erro que se repete

Eduardo Moscovis (Rafael) e Liliana Castro (Luna) em Alma Gêmea
Eduardo Moscovis (Rafael) e Liliana Castro (Luna) em Alma Gêmea

Coincidências como estas têm sido cada vez mais comuns na Globo. Há repetição de tramas e elenco frequentes, tanto nas novelas inéditas quanto nas reprises. Isso demonstra um certo descuido da emissora na organização de sua programação.

Exemplo recente foi Terra e Paixão (2023), que repetiu a trama do pai que rejeita o filho após a morte da esposa vista também em Renascer. A situação, inclusive, obrigou Walcyr Carrasco a mudar sua história, já que Bruno Luperi teria ficado incomodado com a coincidência e ameaçado desistir da novela.

A antiga direção da Globo costumava fazer uma análise mais profunda nas novelas que seriam produzidas, justamente para evitar coincidências assim. O mesmo valia para o Vale a Pena Ver de Novo, que dificilmente reprisava uma novela cujo protagonista estava no ar, também, em outra produção.

Trata-se de um cuidado que não existe mais. Tanto que a Globo não considerou desistir de Alma Gêmea, mesmo sabendo que Eduardo Moscovis estaria na faixa das 18h vivendo um personagem bem parecido.

Leia também: Três reviravoltas que vão deixar No Rancho Fundo de cabeça para baixo

Troca de atores

Curiosamente, por muito pouco essa coincidência não aconteceu. Isso porque, a princípio, Eduardo Moscovis havia sido escalado para viver Tico Leonel, enquanto Alexandre Nero foi convidado para interpretar Ariosto.

Numa entrevista, Alexandre Nero revelou que pediu para trocar de personagem, pois gostaria de fazer algo diferente. Eduardo Moscovis, por sua vez, confirmou a troca em outro bate-papo.

“A gente foi conversando sobre um monte de coisa, inclusive, sobre os personagens. E uma primeira ideia do Allan (Fiterman, diretor) foi que eu fizesse o Tico, e o Alexandre, o Ariosto. Eu ia adorar fazer o Tico, mas estou adorando o Ariosto”, entregou o artista ao GShow.

Leia também

Três reviravoltas que vão deixar No Rancho Fundo de cabeça para baixo

Atriz que brilhou em No Rancho Fundo ganha papel em outra novela da Globo

Autor jurou nunca mais trabalhar com atriz de No Rancho Fundo: “Chata pra caramba”

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor