O que passava na TV há 50 anos, quando o Brasil ganhou o Tri no México

Whatsapp

Em 1970, o Brasil ganhou o tricampeonato mundial no México, com exibições de gala do time liderado por Pelé e companhia. A euforia da população também se refletiu na cobertura da Copa, transmitida pela primeira vez ao vivo para o país.

Na época, a televisão brasileira estava comemorando 20 anos de vida. Ainda em preto e branco, os canais entravam no ar somente a partir das 11 da manhã.

Confira abaixo os destaques de cada canal na época da Copa do Mundo de 1970:

Leia mais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globo

A Globo tinha cinco anos de vida e entrava no ar às 11h30, com o Zastrazinho. Na parte da tarde, somente filmes e séries estrangeiras, como Capitão Meteoro e Super-Homem.

Ainda não existia novela das seis – a emissora mostrava a série O Zorro às 18h30. A novela das sete, Pigmalião 70, era reapresentada no dia seguinte, na hora do almoço.

À noite, vinha o Jornal Nacional, que tinha menos de um ano de vida e apresentação de Cid Moreira e Hilton Gomes.

A novela das oito, que começava às oito mesmo, era Irmãos Coragem, um sucesso absoluto de audiência.

Em seguida, vinha a linha de shows, com programas como Discoteca do Chacrinha e Alô Brasil, Aquele Abraço, além de atrações estrangeiras, e a novela das dez, na época Verão Vermelho.

Não existia Jornal da Globo – a emissora mostrava o boletim O Globo em Dois Minutos por volta das 22h30. Um ou dois filmes fechavam a programação.

Aos domingos, os destaques eram o Programa Silvio Santos, que ficava no ar quase o dia todo, e Chacrinha. Ainda não existia Fantástico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tupi

Ainda forte, a Tupi inicia suas transmissões às 12h em ponto com o Redação Esporte. À tarde, dois filmes e séries como Guerra, Sombra e Água Fresca e A Noviça Voadora.

As novelas eram A Gordinha (18h), Nino, o Italianinho (19h), As Bruxas (20h) e E Nós, Aonde Vamos (22h).

O principal jornal do canal era o Ultra-Notícias, que concorria com o Jornal Nacional. No fim da noite, além de filme, vinha o Diário de São Paulo na TV.

Aos domingos, um dos destaques era o programa de Flávio Cavalcanti.

Record

Já sem a força dos anos anteriores, entrava no ar às 11h35 e mostrava, basicamente, séries e filmes ao longo do dia, como Viagem ao Centro da Terra, Batman, A Feiticeira e Os Monstros.

O principal jornal era o Mappin Movietone, que tinha três edições diárias, sendo a principal às 22h10.

À noite, vinham os sucessos Viagem ao Fundo do Mar, Rin-Tin-Tin, Jeannie é um Gênio e Os Três Patetas. A emissora exibia uma novela, que teve relativa repercussão – As Pupilas do Senhor Reitor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Band

A Band tinha apenas três anos de vida. A emissora tinha duas edições diárias do jornal Titulares da Notícia.

Também mostrava o programa feminino Xênia e Você, com Xênia Bier, e séries como Agente 86 e Dr. Kildare.

Excelsior

Em seus últimos suspiros, já que sairia do ar ainda em 1970, a Excelsior tinha poucas atrações na época, como séries e desenhos.

Às 19h, vinha a novela Mais Forte que o Ódio, seguida por Flipper e o informativo Tele-Jornal.

Cultura

Com menos de um ano como TV educativa do governo de São Paulo, a Cultura inicia suas transmissões às 19h30 e seguia até perto da meia-noite. A grade ainda não tinha grandes destaques, mostrando Informe Científico, Curso de Madureza Ginasial, A Moça do Tempo, documentários e programas culturais e de música clássica.

Whatsapp


Leia também