O que passava na TV há 27 anos, quando estreou Mulheres de Areia

Grande sucesso da Globo, Mulheres de Areia estreava no dia 1º de fevereiro de 1993, no horário das seis. A trama de Ivani Ribeiro já havia sido produzida, também com êxito, na Tupi, em 1973.

Que tal relembrarmos o que passava na televisão exatamente no dia em que a novela estreou? Confira!

Globo

O dia começava com o Bom Dia Brasil e o Bom Dia São Paulo (ou a versão equivalente estadual), ainda invertidos. Depois disso, era exibido o seriado Mundo da Lua, da Cultura, e o Xou da Xuxa, que havia saído do ar em dezembro de 1992. Ainda sem nova atração, a Globo reprisava algumas edições do programa da Rainha dos Baixinhos.

No Vale a Pena Ver de Novo, a atração era Bebê a Bordo (1988). Depois da Sessão da Tarde, o canal mostrava outra novela, Vamp (1991). Em seguida, vinha a Escolinha do Professor Raimundo.

As novelas que estavam no ar eram Mulheres de Areia, que sucedeu Despedida de Solteiro, Deus nos Acuda, às sete, e De Corpo e Alma, às 20h30.

O Jornal Nacional, com Cid Moreira e Sérgio Chapelin, começava às oito em ponto – antes disso, era exibido o jornal local. Depois da faixa de shows, vinha o Jornal da Globo e um filme para fechar a programação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


SBT

Vice-líder, o SBT tinha programação predominante para os jovens em boa parte do dia durante a semana: Sessão Desenho, Show Maravilha, Chaplin e Chaves eram espalhados ao longo da grade.

À tarde, o cardápio tinha novelas mexicanas – na época, Rosa Selvagem e o sucesso Carrossel -, o Programa Livre, com Serginho Groisman, e o Roletrando Cica, com Silvio Santos.

Às 18h30, o Aqui Agora ainda era a sensação do momento, com seu jornalismo que mostrava “a vida como ela é”. Boris Casoy vinha em seguida, com o TJ Brasil, às 19h45.

Na parte da noite, a emissora mostrava mais novelas mexicanas: Topázio e Eu Compro Essa Mulher. No ano seguinte, viria com tramas nacionais, como Éramos Seis.

Depois da faixa de shows, que, na segunda, tinha Hebe por Elas, vinham o Jô Soares Onze e Meia, que não tinha hora para começar, e o Jornal do SBT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Band

A Band, que ainda era o canal do esporte, na parte da manhã tinha o Dia Dia e a Cozinha Maravilhosa da Ofélia. Na parte da tarde, um destaque era o programa de Silvio Poppovic.

À noite, vinham o Jornal Bandeirantes, principal noticiário da emissora, e a Faixa Nobre do Esporte, que mostrava as mais variadas modalidades. O Jornal da Noite, no ar até hoje, fechava a grade junto com o Flash, de Amaury Jr.

Manchete

Ainda no ar, a Manchete não vivia um de seus melhores momentos, contando com muitos enlatados, reprises e horários vendidos em sua grade.

Na época, os destaques eram o Almanaque, no início da tarde, o Clube da Criança, o programa de Márcia Peltier, o Jornal da Manchete e o talk show Clodovil Abre o Jogo. Na época, a emissora reprisava Dona Beija, dos anos 1980.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Record

A Record, já sob o comando de Edir Macedo, ainda não havia feito grandes investimentos em sua programação. Na hora do almoço, o destaque era o Record em Notícias, também conhecido como Jornal da Tosse, em virtude da idade avançada dos participantes.

A parte da tarde era completamente tomada por enlatados, com séries e programas estrangeiros. O Jornal da Record vinha às 19h, seguido por mais reprises e programas, como Sinal de Vida, de Ronnie Von. No fim da noite, chegava a programação da Igreja Universal do Reino de Deus.

Cultura

A Cultura viveu um bom momento na primeira metade dos anos 1990, principalmente em virtude dos programas infantis, como Rá-Tim-Bum, Glub Glub, X-Tudo e Os Bichos, entre outros, que eram exibidos em diversos horários da grade.

O Jornal da Cultura tinha duas edições – na hora do almoço e à noite. O Fanzine ia ao ar às 20h20 e o Roda Viva já estava lá, bem como o Metrópolis.

OM/Gazeta

A Gazeta tinha uma parceria com a OM, que viria a ser a CNT. Nessa época, não existiam grandes destaques na programação, mas o tradicional Mulheres, com Claudete Troiano e Ione Borges, ocupava boa parte da tarde.



Deixe sua opinião


Leia também