Eloísa Mafalda foi uma das atrizes mais competentes do meio artístico, colecionando em seu currículo personagens importantes na história da teledramaturgia brasileira. Atualmente, ela pode ser vista em Mulheres de Areia (1993), novela que a Globo reprisa em Edição Especial. Na trama de Ivani Ribeiro, Eloísa viveu Manoela, dona de uma barraca de comes e bebes em Pontal D’Areia.

Mulheres de Areia - Eloísa Mafalda
Eloísa Mafalda como Manuela em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

A artista se afastou do vídeo repentinamente, o que gerou uma série de boatos insinuando que ela havia falecido.

Tudo não passava de uma fake news, uma vez que a veterana se afastou da mídia após ser diagnosticada com uma doença neurodegenerativa.

Afastamento do trabalho

Roque Santeiro - Ary Fontoura, Eloísa Mafalda e Lucinha Lins
Lucinha Lins (Mocinha), Eloísa Mafalda (Pombinha) e Ary Fontoura (Flô) em Roque Santeiro (Divulgação / Globo)

Eloísa, que esteve presente em inúmeras novelas de sucesso, destacou-se ao viver beatas e mulheres de fibra que não levavam desaforo para casa.

Entre as mais lembradas na memória afetiva do público, estão: Nenê, de A Grande Família (1972), Mariana, de Paraíso (1982), Dona Pombinha, de Roque Santeiro (1985), Gioconda Pontes, de Pedra Sobre Pedra (1992), Leonor, de Por Amor (1997), entre outras.

Sua última participação em novelas foi como a professora Carmem, de O Beijo do Vampiro (2002). Após esse trabalho, a artista foi diagnosticada com mal de Alzheimer, uma doença cujo sintoma mais comum é a perda de memória, fazendo com que o cérebro do indivíduo não consiga mais funcionar corretamente. Além disso, Eloísa lutava contra problemas respiratórios.

Como passou a ter dificuldades em decorar textos, a atriz acabou recusando convites para novos trabalhos, desaparecendo assim da mídia.

Raras aparições

Eloísa Mafalda em Brava Gente
Eloísa Mafalda em Brava Gente

Foi nesse ínterim que surgiram os rumores de que a artista havia falecido. A verdade é que Eloísa decidiu ficar reclusa em sua residência em Petrópolis (RJ), onde estava vivendo ao lado da filha.

Em 2012, a atriz fez uma rara aparição na televisão, quando concedeu uma entrevista para o Vídeo Show, onde relembrou os momentos marcantes da sua carreira.

Ainda neste mesmo ano, ela concedeu uma entrevista ao blog do autor Aguinaldo Silva, onde declarou que não assistia ao remake de Gabriela por não ver Ivete Sangalo como Maria Machadão, personagem que ela viveu na versão que foi ao ar em 1975.

Eloísa também confessou que, por causa do ciúme que sentia pela dona Nenê, preferiu não acompanhar a nova versão do seriado, apenas para não ver Marieta Severo no papel.

Qual foi a causa da morte de Eloísa Mafalda?

Uma das últimas fotos de Eloísa Mafalda
Uma das últimas fotos de Eloísa Mafalda

Eloísa Mafalda nasceu em 18 de setembro de 1924, em Jundiaí (SP). Antes de iniciar a carreira artística, ela trabalhou como costureira e auxiliar de escritório. Sua estreia como atriz foi no rádio do Rio de Janeiro, onde já trabalhava o seu irmão, o locutor Oliveira Neto.

Considerada uma das estrelas da Rádio Nacional, Eloísa fez vários radioteatros para, em seguida, migrar para a TV Paulista, onde permaneceu até a emissora ser adquirida pela Globo, em 1965. No canal, a atriz esteve presente em mais de 40 trabalhos, entre novelas, minisséries e especiais, além de ter atuado no cinema e no teatro.

Eloísa Mafalda morreu na noite do dia 16 de maio de 2018, aos 93 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos; seu corpo foi velado e sepultado em sua cidade natal.

A atriz foi casada com Miguel Teixeira entre 1958 e 1961. Com ele, teve dois filhos, Marcos e Miriam.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor