A talentosa Ana Beatriz Nogueira, atualmente em Todas as Flores, novela do Globoplay escrita por João Emanuel Carneiro, está sendo vista na reprise de O Rei do Gado, quando viveu a personagem Jacira, integrante do MST (Movimento dos Sem-Terra).

Ana Beatriz Nogueira

A atriz, que tem 55 anos e mais recentemente esteve no ar vivendo Eunice, de Um Lugar Ao Sol (2021), interpreta Guiomar em Todas as Flores, empresária de sucesso que é dona de uma grife masculina e que é esposa de Fábio Assunção e mãe de Humberto Carrão.

Curada

Esse trabalho marca o retorno de Ana após um afastamento de três meses devido a uma operação para remoção de um câncer no pulmão, que foi diagnosticado após uma tomografia quando ela se encontrava com gripe. Foi neste exame que foi detectado um pequeno tumor no pulmão da artista.

“Tiraram um pedaço do órgão, todo o lóbulo inferior esquerdo. O tumor era pequeno e estava encapsulado. Não tinha metástase. Os médicos falam que estou curada, mas, no caso de câncer, tem aquela história dos cinco anos. Tem que fazer exames a cada três meses no começo, depois vai espaçando. O tratamento é ficar de olho nisso e só”, relatou ela em entrevista à coluna da Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

Dores após cirurgia

A atriz ainda confessou que tem sofrido bastante ao realizar simples atividades físicas após a cirurgia de retirada do tumor.

“Quando faço exercício de tronco, mexo diretamente na região operada e, por isso, sinto dor depois. É muito recente”, explicou.

Mas, mesmo com essa dificuldade, a atriz de 54 anos não se deixou abater pela doença e diz estar preparada para voltar a atuar.

“Tem um tempo para o corpo se ajambrar. Mas tudo isso é nada perto de tirar um tumor e dizer tchau, sem nem fazer quimio e radioterapia. O que importa é que estou perfeitamente saudável e apta para trabalhar, até a segunda ordem. Lá vou eu”, ponderou a atriz.

Por onde anda Ana Beatriz Nogueira?

Essa não foi a primeira batalha que Ana Beatriz Nogueira enfrentou com relação a problemas de saúde. A atriz havia sido diagnosticada com esclerose múltipla, doença caracterizada por lesões nos nervos que causam distúrbios na comunicação entre o cérebro e o restante do corpo.

Ana, que descobriu a doença em 2009, encontrava-se na melhor fase da sua carreira e estava no ar como a Ilana, de Caminho das Índias, e dirigia o show da cantora Zélia Duncan. Em entrevista ao jornal O Globo em 5 de janeiro de 2022, a atriz relembrou o dia exato em que recebeu o diagnóstico.

“Aquele vinha sendo um dos anos mais felizes da minha vida, em todos os departamentos. E recebi o diagnóstico. Até entender que berimbau não é flauta, você sofre. Foi um sofrimento por falta de informação. As pessoas se assustam com o nome, mas esclerose quer dizer inflamação,” disse.

Ela afirmou que apesar do susto inicial, está muito bem, tanto que até acabou se esquecendo da própria condição e que segue o tratamento à risca.

“É uma doença cognitiva, mas sou obediente no tratamento. Depois de surtos cognitivos iniciais, nesses 12 anos não tive nada”, disse.

E finalizou o assunto dizendo que esse diagnóstico mudou sua forma de encarar a vida.

“Fiquei mais rápida. Me trouxe uma urgência de não perder tempo com bobagem”, concluiu.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor