O público está de olho nas emoções de Mulheres de Areia (1993), atual reprise das tardes da Globo. Além de rever a grande história de Ivani Ribeiro, os telespectadores matam a saudade de personagens inesquecíveis, como Alzira, que trabalha na casa de Donato (Paulo Goulart) e é apaixonada por Tonho da Lua (Marcos Frota).

Giovanna Gold em Mulheres de Areia
Giovanna Gold em Mulheres de Areia (Reprodução / Globo)

Alzira foi interpretada por Giovanna Gold, que também fez sucesso na primeira versão de Pantanal (1990). Hoje, a atriz está longe da TV, mas gostaria de voltar a atuar.

[anuncio_1]

Rumo ao estrelato

Pantanal - Giovanna Gold

O primeiro trabalho de Giovanna foi em 1982, fazendo uma participação especial em Quem Ama não Mata, minissérie de Euclydes Marinho. Sampa (1988), Rá Tim Bum (1999) e Tele Tema (1990) foram as outras produções em que a atriz esteve presente.

O sucesso veio em Pantanal, quando ela deu vida à Josefa Leôncio, a Zefa, empregada de Maria Bruaca (Ângela Leal) que gostava de fofocar, batia de frente com todo mundo e era apaixonada por Tadeu (Marcos Palmeira).

Do Pantanal para a Globo

Marcos Frota e Giovanna Gold em Mulheres de Areia
Marcos Frota e Giovanna Gold em Mulheres de Areia (Reprodução / Globo)

Mal acabou a novela, a Manchete contratou Giovanna para atuar em A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990), dando vida a Marisa Prado. Após o fim da trama, ela se mudou para a Globo.

Você Decide (1992), Mulheres de Areia, A Viagem (1994), Incidente em Antares (1994), Malhação (1995) e Por Amor (1997) foram alguns dos trabalhos da atriz na emissora carioca.

Após um período afastada da TV, ela retornou no Show do Tom (2006), atuou na nova versão de Chiquititas (2013) e viveu Sâmila em Gênesis (2021), sendo esse, até o momento, seu último trabalho na TV.

[anuncio_3]

 

Por onde anda Giovanna Gold, a Alzira de Mulheres de Areia?

Giovanna Gold
Giovanna Gold (Reprodução / Web)

Atualmente com 59 anos, Giovanna trabalha como editora de vídeo e criou uma solução para facilitar a vida de seus colegas de profissão. Ela criou um aplicativo que busca ajudar os atores em suas rotinas.

“Criei um aplicativo para decorar texto, [disponível para sistemas] Android e iOS. [Se chama] GOLD memo script. Bomba em Hollywood e Bollywood [indústria de cinema da Índia]”, disse ao Notícias da TV em 29 de maio de 2022.

Mas a grande vontade da atriz é voltar à televisão e fazer aquilo que mais ama: interpretar.

“Minha vida hoje é mandar meu CV [currículo] para produtores de elenco, como sempre fiz, com fotos lindas. […] Quero fazer novela. Quero fazer filme. Quero fazer minissérie. Quero fazer audiovisual. Adoro. Sou ótima atriz. Faço sucesso com meus personagens porque me dedico. E é isso aí”, afirmou.

 

Dona de sucessos

Marcos Palmeira e Giovanna Gold
Marcos Palmeira e Giovanna Gold

No ano passado, Giovanna foi convidada para participar do último capítulo de Pantanal, que reuniu outras atrizes da primeira versão. Para ela, Zefa é uma personagem que marcou sua carreira e também sua vida.

“Minha personagem era realizada com muito amor e dedicação. Gosto de ser lembrada sempre por todos os meus personagens. Nessa viagem ao Mato Grosso do Sul, o motorista, por exemplo, me apresentava todo orgulhoso: ‘Sabe quem é ela?  A Zefa do Tadeu!'”, relatou.

Mas Giovanna também não esconde o carinho por Alzira, outro papel lembrado até hoje. Para o Gshow, em abril de 2016, ela afirmou que a “simplicidade caiçara” da empregada foi o ponto forte da personagem.

Na ocasião, a atriz também afirmou não se incomodar com a passagem do tempo e que seguia firme na luta por seu trabalho.

Adoro decorar texto e ter a mente ocupada. Adoro me cuidar sabendo que vou ao ar. Adoro plateia. Pronto, falei!”, confessou Giovanna.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor