O programa que foi cancelado e voltou com sucesso: 25 curiosidades sobre o Esporte Espetacular

1 – Esporte Espetacular é um programa esportivo da Rede Globo e está no ar desde 8 de dezembro de 1973.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 – Completando 44 anos de existência, é um dos mais antigos programas ainda em exibição da televisão brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3 – Na época de seu lançamento, a ideia era abrir espaço para outras modalidades esportivas que não o futebol, que já predominava a cobertura esportiva.

4 – No início, o programa trazia conteúdo norte-americano, vindo do esportivo Wide World of Sports, exibido de 1961 a 1998 na rede norte-americana ABC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

5 – Assim, o programa exibia modalidades pouco praticadas no Brasil, como patinação no gelo, rodeio, demolição de carros, esqui e pólo.

6 – Mesmo não sendo muito populares, tais reportagens influenciaram os esportes brasileiros. Nos anos 1990, o programa exibiu uma matéria na qual afirmava que os rodeios nacionais foram influenciados pelas exibições de competições norte-americanas na década de 1970.

7 – A primeira equipe do Esporte Espetacular reunia nomes consagrados no setor, como Luciano do Valle, Léo Batista e Juarez Soares.

8 – Ao contrário do que acontece atualmente, com o tom do programa sendo informal, no início a linha adotada era formal, com os jornalistas usando terno e gravata.

9 – Nesta primeira fase, a atração sofreu com mudanças no horário de exibição e pouco destaque na grade global, além da falta de identidade, uma vez que boa parte do conteúdo trazia modalidades pouco conhecidas no país.

10 – Em 1976, após assistir uma edição na qual o principal destaque era um torneio de corte de árvores nos Estados Unidos, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni (na época, vice-presidente de operações da TV Globo), resolveu mudar a linha editorial. Assim, o programa deixou de lado os esportes inusitados e passou a cobrir categorias mais identificadas com o público brasileiro, como atletismo, basquete e vôlei.

11 – Naquele ano, o esportivo passou a ser exibido nas tardes de domingo, no lugar do Programa Silvio Santos, que havia saído da Globo.

12 – No ano seguinte, 1977, uma grande mudança: com o programa sendo deslocado para as manhãs de domingo, o tom editorial mudou radicalmente, com as reportagens e a apresentação ficando mais leves e divertidas.

13 – Em 1980, Fernando Vannucci, que já narrava alguns eventos na atração, passou a dividir o comando do programa com Léo Batista.

14 – Um ano mais tarde, o programa foi deslocado para as tardes de sábado e começou a exibir eventos ao vivo, como campeonatos de vôlei, natação, windsurfe e também as eliminatórias da Copa do Mundo de 1982.

15 – Mesmo com todas as novidades, o Esporte Espetacular foi cancelado em 30 de abril de 1983, saindo do ar por quatro anos.

16 – Uma nova versão do programa surgiria em 22 de março de 1987. Exibido nas noites de domingo, trazia mais destaque para os esportes nacionais e também para modalidades radicais, que estavam na moda naquela época.

17 – Seguindo com o comando de Fernando Vanucci e Léo Batista, o programa se tornou cada vez mais leve e passou a exibir eventos patrocinados, nos quais competições esportivas eram bancadas por marcas, uma novidade naquele período.

18 – Nesta fase, novos nomes também participaram da apresentação, como Sérgio Ewerton e Isabela Scalabrini, a primeira mulher a apresentar um programa esportivo na Globo.

19 – Em 1991, a atração passou a ser exibida aos sábados à tarde, ganhando mais tempo no ar e reportagens mais profundas. Nesta fase, o esportivo passou a ser apresentado por Fernando Vanucci e Mylena Ciribelli.

20 – Cinco anos depois, em 1996, a dupla passou a dividir o comando do programa com outro casal: Glenda Kozlowski e Clayton Conservani. Léo Batista também seguia na equipe, fazendo participações eventuais.

21 – Em outubro daquele ano, o Esporte Espetacular ganhou o horário no qual está até hoje: as manhãs de domingo. Outra mudança desta fase foi o foco maior na vida dos atletas e não só no resultado das competições.

22 – A partir de 2001, Tino Marcos e Glenda Kozlowski passaram a comandar o programa. Eles ficaram no posto até 2005, quando o repórter Luís Ernesto Lacombe assumiu o posto, acompanhado por Cristiane Dias no ano seguinte.

23 – Em 2011, Glenda voltou ao programa e, no ano seguinte, passou a dividir a apresentação com o ex-jogador de vôlei Tande. Em 2013, Ivan Moré substituiu o atleta, sendo trocado por Alex Escobar em 2015.

24 – Em setembro de 2016, nova mudança, com Fernanda Gentil e o ex-judoca Flávio Canto assumindo o programa. Flávio foi substituído por Felipe Andreoli no início deste ano.

25 – Desde o começo, com apenas algumas interrupções, o tema de abertura do esportivo é a música Dr. Jeckle and Hyde Park, gravada pela orquestra britânica Carnaby Street Pop Orchestra And Choir em seu único LP, lançado no ano de 1969.


Sair da versão mobile