O líder de audiência que foi cancelado sem explicações: 20 curiosidades sobre o Curtindo uma Viagem

1 – Curtindo uma Viagem foi um programa apresentado por Celso Portiolli no SBT, entre 1 de julho de 2001 e 29 de setembro de 2002.

2 – O game show consistia de uma disputa entre dois times, que deveriam realizar diversas provas para ganhar o prêmio da semana, que sempre era uma viagem ao exterior.

3 – Os times eram compostos por integrantes de cada sexo, sendo chamados de Cinco Amigos e Cinco Amigas.

4 – O programa contava com provas realizadas internamente, no estúdio e também com gincanas realizadas em gravações externas.

5 – As provas internas eram versões aprimoradas de brincadeiras comuns em programas do gênero, como competições envolvendo cadeados, agulhas, bolas de boliche, labirintos, passarelas, túneis e muito mais.

6 – Mas o grande atrativo do programa eram as provas externas, chamadas de Operação Coragem. Nestes desafios, os participantes enfrentavam desafios radicais e perigosos, como saltos de veículos em movimento e quedas de bungee jump.

7 – O formato do programa foi criado pessoalmente pela dupla Celso Portiolli e Silvio Santos.

8 – Participantes que perdessem alguma etapa eram confinados a uma geladeira, passando rodadas sem poder participar das competições.

9 – Inicialmente, o programa era exibido aos domingos, às 14h. Depois, passou para os sábados, às 18h, sendo substituído nos domingos por Qual É a Música? e Sessão Premiada.

10 – Poucos meses depois, o Curtindo uma Viagem voltou ao seu horário original.

11 – A trilha sonora do game show deu origem a 4 CDs, lançados por Celso Portiolli em um box.

12 – Uma das trilhas mais reconhecidas do programa também esteve presente no filme Matrix: Mindfields, do grupo britânico The Prodigy.

13 – A competição foi sucesso de Ibope, atingindo altos índices de audiência e chegando a liderar em seu horário por diversas vezes.

14 – Porém, mesmo com bom desempenho, o SBT cancelou o programa do ar após pouco mais de um ano no ar.

15 – Na época, o motivo alegado para o cancelamento foi corte de custos.

16 – O programa teve edições reprisadas no ano de 2003, às 22h30 de sábado.

17 – Naquele mesmo ano, o Curtindo uma Viagem ganhou uma edição especial dentro do Teleton, com uma competição colocando duas emissoras se enfrentando: no time do SBT, estavam Carlos Alberto de Nóbrega, Andreia Nóbrega, Ronald Golias, Moacyr Franco e Gorete Milagres, enquanto Mílton Neves, Adriane Galisteu, Otaviano Costa, Claudete Troiano e Fernanda Fernandes representavam a Record.

18 – Em 2007, o SBT reciclou o formato do programa em uma nova atração, também apresentada por Celso Portiolli, o Curtindo com Reais.

19 – No novo programa, as viagens foram substituídas por prêmios em dinheiro. Com provas menos elaboradas e sem obter o sucesso do original, o game show saiu do ar após nove meses.

20 – Em entrevista recente, Celso confessou que criou a geladeira do programa como uma sátira ao tempo em que passou fora do ar, período chamado de geladeira na gíria televisiva.


Veja também: Reclames do plim plim, concertos para a juventude e mais: de onde vieram os bordões do Faustão



Leia também