Clássico da teledramaturgia brasileira, Elas por Elas (1982) marcou uma geração. Por isso, a Globo apostou numa nova versão da trama de Cassiano Gabus Mendes, escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão. O remake estreou no dia 25 de setembro, substituindo Amor Perfeito na faixa das seis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira versão da novela é lembrada até hoje pelos fãs e tem um estrelado elenco, com nada menos que sete protagonistas. Eva Wilma, Sandra Bréa, Aracy Balabanian, Joana Fomm, Esther Góes, Maria Helena Dias e Mila Moreira eram as atrizes que encabeçavam o elenco.
Mas o que aconteceu com cada uma delas? Confira abaixo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Morte
Infelizmente, cinco das sete protagonistas da versão original de Elas por Elas já faleceram. Eva Wilma (Márcia), Sandra Bréa (Wanda), Mila Moreira (Marlene), Helena (Aracy Balabanian) e Carmem (Maria Helena Dias) já não estão mais entre nós.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Veterana da televisão brasileira, Eva Wilma trabalhou até o fim de sua vida, emplacando personagens em novelas e filmes. Sua última novela foi O Tempo Não Para (2018), na qual viveu a cientista Petra. Ela morreu em maio de 2021, aos 87 anos, por complicações de um câncer no ovário.
Mila Moreira também teve uma longa carreira, com vários trabalhos na TV. No entanto, ela estava afastada da telinha após viver Gigi em A Lei do Amor (2016). Ex-modelo, a atriz faleceu em dezembro de 2021, aos 75 anos, após uma parada cardíaca.
Já Sandra Bréa faleceu bem antes. A atriz era soropositiva e acabou se afastado da TV após Felicidade (1992), retornando apenas em 1998 numa participação em Zazá (1998), onde fez uma homenagem às vítimas do vírus da Aids.
Ela morreu em maio de 2000, aos 47 anos, após descobrir um câncer terminal.
Fora do ar
Maria Helena Dias, a Carmem, se afastou da TV e viveu reclusa até a morte, ocorrida em 1º de agosto de 2023. A atriz, que tinha 91 anos, deixou a Globo logo após atuar em Anjo de Mim (1996), na qual interpretou Guiomar. Depois disso, ela fez pequenas participações em Cobras & Lagartos (2006) e Carga Pesada (2007).
Aracy Balabanian, que vivia a vilã Helena, estava afastada da TV desde participações em Malhação: Vidas Brasileiras (2018) e no especial Juntos a Magia Acontece (2019). Ela chegou a ser escalada para atuar em Quanto Mais Vida, Melhor! (2021), mas acabou ficando de fora da trama de Mauro Wilson.
No ano passado, ela chegou a ser internada por conta de uma infecção respiratória. Lutando contra um câncer terminal no pulmão, a atriz morreu em 7 de agosto de 2023, aos 83 anos.
Na ativa
Uma atriz que está afastada da telinha é Joana Fomm, a Natália. Veterana, ela emplacou personagens de sucesso depois de Elas por Elas, sendo a vilã Perpétua, de Tieta (1989), uma das mais lembradas. A atriz enfrentou alguns problemas de saúde, o que a fez se afastar da TV.
Seus mais recentes trabalhos são as séries República do Peru (2019) e Sob Pressão (2019). Recentemente, ela fez um apelo nas redes sociais colocando-se à disposição para voltar ao trabalho. Joana tem 84 anos.
Por fim, Esther Góes, que vivia Adriana, segue na ativa. A atriz se afastou da Globo após atuar em Explode Coração (1995), mas seguiu na telinha em produções do SBT e em canais pagos, além de enfileirar diversas personagens em tramas da Record. Sua mais recente aparição foi em Gênesis (2021). Atualmente, ela está com 77 anos.
A nova versão de Elas por Elas tem direção de Amora Mautner e é estrelada por Deborah Secco, Késia Estácio, Isabel Teixeira, Karine Teles, Maria Clara Spinelli, Thalita Carauta e Mariana Santos.