RESGATE

Nunca reprisada: Globo confirma volta de novela de 47 anos atrás

Eduardo Tornaghi e Bete Mendes em Sinhazinha Flô

Eduardo Tornaghi e Bete Mendes em Sinhazinha Flô

A Globo confirmou a volta de uma novela das seis que foi completamente esquecida pela emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando Sinhazinha Flô, exibida originalmente entre outubro de 1977 e janeiro de 1978, em apenas 82 capítulos, que será resgatada pelo Globoplay em novembro.

Qual é a trama de Sinhazinha Flô?

Escrita por Lafayette Galvão, a trama abordava diferentes romances na época da abolição dos escravos, além da emancipação das mulheres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como inspiração, três romances de José de Alencar: A Viuvinha, O Sertanejo e Til. Bete Mendes, Heloísa Rosa e Thaís de Andrade protagonizam.

Também estavam no elenco nomes como Ana Lúcia Torre, Castro Gonzaga, Eduardo Tornaghi, Gilberto Martinho, Neuza Borges e Ruth de Souza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

De volta

Ana Lúcia Torre em Sinhazinha Flô

Nunca reprisada pela Globo, Sinhazinha Flô acabou sendo mais uma novela cujas fitas foram reaproveitadas pela emissora nos anos 1980.

Dessa forma, a trama original acabou perdida, restando apenas os capítulos 1, 2, 29, 30, 81 e 82, que serão disponibilizados no Projeto Fragmentos do Globoplay.

No entanto, uma polêmica agita as redes sociais. Um trabalho acadêmico de Gabriel Salgado Sarturi, orientado por Leandro Stevens e Danilo de Albuquerque Rodrigues, revelou que a Globo conta com a versão internacional de Sinhazinha Flô, com 82 capítulos de 30 minutos cada.

Mesmo assim, a Globo anunciou que a trama voltará somente com os capítulos originais que restam, dando pistas do que pode acontecer com outras novelas que tiveram o mesmo destino.

Curiosidades

Apesar de ter sido esquecida, a novela ficou marcada por duas curiosidades.

Uma delas foi que o tema de abertura, Fogo no Canavial, interpretado por Jorge Teles, veio da versão censura de Roque Santeiro, que seria exibida em 1975. A melodia era a mesma, mas a letra foi alterada.

Além disso, foi a única novela da Globo a não ter uma trilha sonora lançada comercialmente.

Sinhazinha Flô será disponibilizada no Globoplay a partir de 25 de novembro.

Sair da versão mobile