CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em janeiro de 2022, Faustão na Band entrou no ar fazendo barulho. O programa diário que Fausto Silva lançava na emissora para onde retornava após mais de 30 anos de Globo, foi alvo de uma extensa campanha de divulgação, que gerou a curiosidade do público. Tanto que o primeiro episódio registrou excelente audiência.
Faustão (Reprodução / Band)Porém, depois disso, foi só ladeira abaixo. Tanto que Faustão na Band chega ao fim nesta semana num contexto bem diferente de sua estreia. A atração se arrasta enquanto não sai do ar de vez, na próxima sexta-feira (18), com audiência em baixa e um prejuízo milionário nos cofres da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prejuízo
A Band apostou alto em Faustão e se deu mal. Confiante no potencial comercial do apresentador, a emissora investiu pesado num programa diário, acreditando que todo o dinheiro investido retornaria aos seus cofres assim que o programa decolasse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Mas não foi isso o que aconteceu. Faustão na Band viu sua audiência cair logo de cara, e os esperados grandes anunciantes não vieram. Ou melhor, até vieram, mas não o suficiente para suprir o rombo causado pelos gastos da produção. E, sem audiência, foi ficando cada vez mais difícil atrair as marcas.
Ao finalmente se dar conta da realidade, a Band tomou medidas urgentes e enxugou a produção. Mas já era tarde. Se com aquela estrutura nababesca inicial já era difícil, como atrair investidores num programa que empobreceu a olhos vistos?
Leia também: Raul Gil salvou comentarista da morte: “Tirou o revólver das mãos dele”
Despedida melancólica
Com o desastre, a Band colocou fim ao programa de Faustão. Nos últimos meses, o formato sobrevive de reprises, requentadas com quadros inéditos comandados por Anne Lottermann e João Guilherme Silva. Um triste fim para um programa que deu uma injeção de ânimo na Band.
Afinal, a contratação de Fausto Silva reverberou positivamente em toda a emissora. A atração de auditório não apenas fez a Band voltar a investir em seu horário nobre, que estava alugado para igreja havia 20 anos, mas também incrementar outras faixas de programação. Uma onda de otimismo invadiu o canal.
Agora, a situação é outra. Faustão deixou seu programa nas mãos de seus colaboradores e voltou à Band apenas para se despedir, em cenas que devem ir ao ar na próxima sexta-feira (18). Na semana seguinte, entra no ar o Melhor da Noite, cujas expectativas não são nada boas.
Desconfiança
O fiasco de Faustão na Band fez com que parte do público torcesse o nariz acerca da ideia da emissora de investir num novo programa de variedades para o horário. Melhor da Noite estreia no dia 21 sob o comando de Zeca Camargo e Glenda Koslowski, prometendo atrações tão diversas que é realmente difícil embarcar na proposta.
Misturando jornalismo e variedades, o novo programa da Band terá plateia e uma série de quadros, como uma colcha de retalhos. Tem de tudo: quadros de aventura, gastronomia, reality de namoro, turismo, “histórias edificantes”… enfim, será uma grande “salada”.
De cara, o programa lembra muito o Se Joga, da Globo, que também tentava abraçar todos os assuntos, mas não ia para lugar nenhum. Ou seja, fica bem difícil embarcar numa proposta que, desde já, desperta tão tristes lembranças…