André Santana

Em janeiro de 2022, Faustão na Band entrou no ar fazendo barulho. O programa diário que Fausto Silva lançava na emissora para onde retornava após mais de 30 anos de Globo, foi alvo de uma extensa campanha de divulgação, que gerou a curiosidade do público. Tanto que o primeiro episódio registrou excelente audiência.

Faustão na Band
Faustão (Reprodução / Band)

Porém, depois disso, foi só ladeira abaixo. Tanto que Faustão na Band chega ao fim nesta semana num contexto bem diferente de sua estreia. A atração se arrasta enquanto não sai do ar de vez, na próxima sexta-feira (18), com audiência em baixa e um prejuízo milionário nos cofres da emissora.

[anuncio_1]

Prejuízo

Faustão na Band - Anne Lottermann, Fausto Silva e João Guilherme
Anne Lottermann, Faustão e João Guilherme (Rodrigo Moraes / Band)

A Band apostou alto em Faustão e se deu mal. Confiante no potencial comercial do apresentador, a emissora investiu pesado num programa diário, acreditando que todo o dinheiro investido retornaria aos seus cofres assim que o programa decolasse.

Mas não foi isso o que aconteceu. Faustão na Band viu sua audiência cair logo de cara, e os esperados grandes anunciantes não vieram. Ou melhor, até vieram, mas não o suficiente para suprir o rombo causado pelos gastos da produção. E, sem audiência, foi ficando cada vez mais difícil atrair as marcas.

Ao finalmente se dar conta da realidade, a Band tomou medidas urgentes e enxugou a produção. Mas já era tarde. Se com aquela estrutura nababesca inicial já era difícil, como atrair investidores num programa que empobreceu a olhos vistos?

Leia também: Raul Gil salvou comentarista da morte: “Tirou o revólver das mãos dele”

Despedida melancólica

Anne Lottermann - Faustão na Band
Anne Lottermann à frente do Faustão na Band (Reprodução / Band)

Com o desastre, a Band colocou fim ao programa de Faustão. Nos últimos meses, o formato sobrevive de reprises, requentadas com quadros inéditos comandados por Anne Lottermann e João Guilherme Silva. Um triste fim para um programa que deu uma injeção de ânimo na Band.

Afinal, a contratação de Fausto Silva reverberou positivamente em toda a emissora. A atração de auditório não apenas fez a Band voltar a investir em seu horário nobre, que estava alugado para igreja havia 20 anos, mas também incrementar outras faixas de programação. Uma onda de otimismo invadiu o canal.

Agora, a situação é outra. Faustão deixou seu programa nas mãos de seus colaboradores e voltou à Band apenas para se despedir, em cenas que devem ir ao ar na próxima sexta-feira (18). Na semana seguinte, entra no ar o Melhor da Noite, cujas expectativas não são nada boas.

[anuncio_3]

Desconfiança

Glenda Kozlowski e Zeca Camargo
Glenda Kozlowski e Zeca Camargo (Divulgação / Band)

O fiasco de Faustão na Band fez com que parte do público torcesse o nariz acerca da ideia da emissora de investir num novo programa de variedades para o horário. Melhor da Noite estreia no dia 21 sob o comando de Zeca Camargo e Glenda Koslowski, prometendo atrações tão diversas que é realmente difícil embarcar na proposta.

Misturando jornalismo e variedades, o novo programa da Band terá plateia e uma série de quadros, como uma colcha de retalhos. Tem de tudo: quadros de aventura, gastronomia, reality de namoro, turismo, “histórias edificantes”… enfim, será uma grande “salada”.

De cara, o programa lembra muito o Se Joga, da Globo, que também tentava abraçar todos os assuntos, mas não ia para lugar nenhum. Ou seja, fica bem difícil embarcar numa proposta que, desde já, desperta tão tristes lembranças…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor