Nunca mais: 4 novelas que terminaram em pleno final do ano

Relembre produções que tiveram seu último capítulo exibido durante as festas

Whatsapp

André Santana

A audiência da TV tradicionalmente cai no final do ano. A chegada do verão, das festas e das férias escolares faz com que as pessoas passem menos tempo diante da telinha, o que derruba o número de televisores ligados em todo o Brasil.

Giovanna Antonelli em Tropicaliente
Giovanna Antonelli em Tropicaliente (divulgação/Globo)

Por isso, a Globo dificilmente encerra uma novela no final do ano. O canal prefere exibir os últimos capítulos de um folhetim antes do mês de dezembro ou, então, só em janeiro. Mas nem sempre foi assim.

Tanto a Globo quanto outras emissoras resolveram colocar um ponto final em suas novelas justamente na virada do ano. Tropicaliente (1994) foi um destes casos.

Leia mais

Confira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tropicaliente

Carolina Dieckmann em Tropicaliente
Carolina Dieckmann em Tropicaliente (divulgação/Globo)

Sucesso da Globo na faixa das seis em 1994, Tropicaliente teve seu último capítulo exibido em 30 de dezembro daquele ano. Ou seja, a reprise do último capítulo aconteceu em plena véspera de Ano Novo, quando as pessoas já estão se preparando para o Réveillon.

Escrita por Walther Negrão, a novela era estrelada por Silvia Pfeifer, Carolina Dieckmann, Herson Capri e Selton Mello. Foi substituída pelo remake de Irmãos Coragem, que entrou no ar em 2 de janeiro de 1995.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cara a Cara

Cara a Cara
Cara a Cara

Novela que marcou a retomada da teledramaturgia da Band no final dos anos 1970, Cara a Cara foi escrita por Vicente Sesso e exibida na faixa das 19 horas da emissora. A produção se tornou um sucesso, reunindo um time de estrelas formado por Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, Irene Ravache e Luis Gustavo.

Com 223 capítulos, a trama teve seu encerramento exibido às vésperas do Ano Novo, em 30 de dezembro de 1979. Já Pé de Vento, de Benedito Ruy Barbosa, trama que a substituiu, entrou no ar no primeiro dia do ano de 1980.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saramandaia

Saramandaia
João Gibão (Juca de Oliveira) em Saramandaia

Marco do horário das 22 horas da Globo, Saramandaia levou Dias Gomes ao limite do realismo fantástico. A trama contava a história dos curiosos habitantes de uma cidadezinha chamada Bole Bole, onde um plebiscito era realizado para mudar o nome do local para Saramandaia.

Tipos como Dona Redonda (Wilza Carla), que explodiu de tanto comer, ou João Gibão (Juca de Oliveira), que tinha asas, marcaram a teledramaturgia nacional. Seu último capítulo foi ao ar na noite de Réveillon, em 31 de dezembro de 1976.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Éramos Seis

Gianfrancesco Guarnieri e Nicette Bruno em Éramos Seis

Em 1977, a TV Tupi exibiu Éramos Seis, terceira adaptação para a TV do romance de Maria José Dupré. Escrita por Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, a trama trazia Nicette Bruno como Dona Lola – tipo depois encarnado por Irene Ravache no SBT em 1994, e por Gloria Pires na Globo em 2019.

Grande sucesso do canal pioneiro, Éramos Seis teve seu último capítulo exibido no dia 31 de dezembro de 1977. Foi substituída por João Brasileiro, o Bom Baiano, lançada em 2 de janeiro de 1978.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros casos

Vale Tudo - Beatriz Segall
Beatriz Segall como Odete Roitmann em Vale Tudo (Divulgação / Globo)

A Globo não encerra mais novelas no final do ano, mas a regra não se aplica ao Viva. O canal pago exibirá o último capítulo de Escrito nas Estrelas (2010) no próximo dia 29 de dezembro. Já Sinhá Moça (2006), sua substituta, estreia em 1º de janeiro de 2024.

Além disso, já houve casos de novelas que não chegaram a terminar no final do ano, mas que tiveram momentos decisivos exibidos justamente em dia de festa. É o caso do assassinato de Odete Roitman (Beatriz Segall), crime que parou o país na reta final de Vale Tudo (1988).

A cena em que a vilã é alvejada foi ao ar justamente na véspera de Natal, em 24 de dezembro de 1988. O mistério quanto ao assassino misterioso durou pouco tempo, já que Vale Tudo chegou ao fim em 6 de janeiro de 1989.

Whatsapp


Leia também