Em Pantanal, Jove (Jesuíta Barbosa) é mostrado como um jovem em busca de si mesmo. O rapaz cresceu numa casa disfuncional, criado por uma mãe ausente e acreditando que o pai estava morto. Mesmo recebendo o carinho do avô Antero (Leopoldo Pacheco) e da tia Irma (Camila Morgado), Jove parecia deslocado.

Jove - Jesuíta Barbosa - Pantanal

Mas a vida do jovem muda da água para o vinho quando Jove descobre que seu pai, na verdade, está vivo. O rapaz fica sabendo que seu pai é nada menos que José Leôncio (Marcos Palmeira), um poderoso criador de gado que vive no Pantanal. Com isso, ele é encorajado pela tia a procurar o pai e saber mais sobre sua própria origem.

A chegada de Jove ao Pantanal muda a sua vida. Inicialmente, o jovem resiste à vida na fazenda, e não economiza críticas ao trabalho do pai, num choque cultural que o leva a inúmeros conflitos com o “rei do gado”.

Pantanal

Porém, no decorrer dos capítulos da trama de Benedito Ruy Barbosa, atualiza por Bruno Luperi, Jove vai se transformando. Um dos motivos para tal mudança é Juma (Alanis Guillen), a “mulher que vira onça”. Ao se apaixonar por Juma, Jove começa a olhar para o Pantanal com outros olhos. Com isso, ele começa a aceitar o seu destino.

Fazendeiro

Jove e José Leôncia - Jesuita Barbosa e Marcos Palmeira - Pantanal

Após muito resistir, Jove acaba gostando da ideia de começar a trabalhar com seu pai e, no futuro, assumir os negócios de José Leôncio. Esperto, Jove demonstra grande habilidade nos negócios, modernizando a maneira como o pai cria gado e provocando uma verdadeira revolução na empresa. Tudo isso deixa José Leôncio orgulhoso.

Porém, sua paixão por Juma acaba gerando novos conflitos familiares. Isso porque a jovem tem dificuldades em aceitar este Jove fazendeiro, já que ela sonhava em viver com o amado na tapera, numa vida simples. José Leôncio, claro, não gosta nada da ideia.

Mas, aos poucos, o amor fala mais alto. Nos mais recentes capítulos de Pantanal, Jove e Juma finalmente se casam numa cerimônia emocionante. A moça também aceita viver na fazenda ao lado do marido, para a alegria de todos.

Juma e Jove - Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa - Pantanal

Entretanto, o final feliz do casal ainda terá mais alguns percalços. Jove e Juma enfrentarão algumas idas e vindas, sobretudo quando ela descobre que o rapaz traiu a confiança do Velho do Rio (Osmar Prado) e tirou uma foto dele. Mas, aos poucos, eles resolvem todos os conflitos e permanecem como um feliz casal.

O que acontece com Jove no final de Pantanal?

Jove, José Lucas e Tadeu - Jesuita Barbosa, Irandhir Santos e José Loreto - Pantanal

Grávida de Jove, Juma dará à luz na reta final de Pantanal. O casal terá uma filha, que será batizada de Maria, em homenagem à mãe de Juma. Com isso, a felicidade do casal ficará completa.

Além disso, Jove assume de vez seu destino como sucessor de José Leôncio. O “rei do gado” morrerá no último capítulo da obra, logo após se casar com Filó (Dira Paes). Neste momento, o Velho do Rio finalmente aparecerá para ele, revelando ser o seu pai e o colocado para ser o novo protetor do Pantanal.

Com a morte de José Leôncio, Jove assume os negócios da empresa do pai. Com a ajuda dos irmãos, Tadeu (José Loreto) e José Lucas (Irandhir Santos), o rapaz passa a tocar as fazendas e dar sequência ao legado de José Leôncio. Sempre com Juma e a pequena Maria ao seu lado.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor