CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quase 10 anos depois de deixar a emissora, César Filho está de volta ao SBT. O apresentador firmou um novo acordo com o canal de Silvio Santos para assumir o comando do SBT Brasil, o principal jornal da emissora, que será reformulado.
Trata-se de uma missão das mais espinhosas, tendo em vista que, atualmente, o SBT Brasil tem se acostumado a virar freguês do Jornal da Band, que vai ao ar no mesmo horário. O ex-comandante do Hoje em Dia da Record terá que convencer o espectador a mudar de canal.
Sucesso de audiência
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O Jornal da Band, que sempre figurou entre as maiores audiências da emissora do Morumbi, vive uma boa fase. O noticiário apresentado por Adriana Araújo e Eduardo Oinegue costuma garantir a terceira colocação no ranking da audiência, atrás de Globo e Record.
No dia 3 de janeiro, por exemplo, o telejornal anotou 4,5 pontos no Kantar Ibope Media na Grande São Paulo. Não foi apenas a maior audiência da Band no dia, como a atração atingiu uma média maior do que qualquer programa do SBT exibido na mesma data.
Com isso, a Band consolida seu jornalismo no horário nobre. O setor sempre foi um dos carros-chefes da programação da emissora dos Saad e, atualmente, vem se beneficiando da crise de audiência do SBT para ampliar o seu alcance.
[anuncio_2]
Em baixa
Enquanto isso, o SBT Brasil se mostra cada vez mais frágil. O jornal, atualmente comandado por Marcelo Torres e Márcia Dantas, aposta em pautas burocráticas, que não chamam a atenção do público. Tanto que, em 3 de janeiro, a atração alcançou modestos 3,8 pontos.
Buscando ampliar esses índices, a direção do SBT, encabeçada por Daniela Beyruti, pretende fazer uma profunda reforma no noticiário e deixá-lo mais competitivo. A ideia é apostar num formato mais conversado e informal, sem bancada. De acordo com o site F5, da Folha de S. Paulo, a emissora pretende até abrir espaço para merchandising na atração.
E é aí que entra César Filho. O apresentador será o grande âncora desta nova fase do SBT Brasil, que tem estreia prevista para 26 de fevereiro. A emissora pretende apostar na boa relação que César construiu junto ao público para “popularizar” o telejornal.
Missão complicada
A favor, César Filho tem seu currículo. Entre 2005 e 2014, o apresentador defendeu as cores do SBT e passou por vários programas jornalísticos do canal, sendo que boa parte deles apresentou bons índices de audiência.
Antes de partir para a Record, César vivia uma excelente fase no comando do Notícias da Manhã, extinto telejornal matinal do SBT. O noticioso, que nasceu quase que por acaso, se tornou um sucesso, chegando a incomodar a concorrência. Foi este sucesso que chamou a atenção da Record e provocou o convite para o Hoje em Dia.
Vale lembrar que o Notícias da Manhã tinha um formato informal e conversado, sem bancada, parecido com o que a emissora pretende fazer agora com o SBT Brasil. Porém, César Filho terá pela frente a concorrência do Jornal da Band, que se fortaleceu bastante nos últimos anos. Não será uma tarefa fácil.